INICIAÇÃO À DOCÊNCIA: A experiência da disciplina de Introdução à Formação Interprofissional para o Sistema Único de Saúde

  • Author
  • Ana Letícia Cardoso da Silva
  • Co-authors
  • Sara Yasmim Rodrigues Bonfim Marques , Ana Suelen Pedroza Cavalcante
  • Abstract
  •  

    Apresentação: A disciplina de Introdução à Formação Interprofissional para o Sistema Único de Sáude (IFISUS) tem como propósito desenvolver competências que fortaleçam os princípios e as diretrizes do SUS, políticas de atenção, Atenção Primária à Saúde (APS), Redes de Atenção à Saúde, conceitos e definições em saúde, além do trabalho em equipes interprofissionais colaborativas na APS. Este trabalho tem por objetivo narrar a experiência de discentes do curso de Medicina de uma universidade do interior do Ceará, como monitoras da disciplina IFISUS. Desenvolvimento do trabalho: Trata-se de um relato de experiência, com abordagem qualitativa, conduzido na Universidade Estadual do Ceará, campus Crateús, com a segunda turma do curso de Medicina, durante um intervalo de quatro meses. Durante o período de orientação, as monitoras auxiliaram os alunos no processo de aprendizagem, interagindo ativamente com a turma e desenvolvendo habilidades e competências essenciais como organização, comunicação, proatividade, resolutividade, trabalho em equipe e liderança. As monitoras facilitaram atividades interativas e implementaram metodologias de estudos ativas e colaborativas, tais como gamificação, discussões, questionários, trabalhos grupais (aprendizagem entre pares e times) e estudos de casos, além de avaliações de desempenho das monitorias, visando aprimorar a abordagem de ensino para a turma. As monitoras foram supervisionadas pela professora responsável pela disciplina. Resultados: A experiência da monitoria envolveu diversas responsabilidades e oportunidades de aprendizado que contribuíram para o desenvolvimento acadêmico, pessoal e profissional. Dentre as atividades desenvolvidas, destaca-se o apoio acadêmico mediante tutorias para esclarecer dúvidas, a preparação de materiais didáticos, como resumos para melhorar a construção do conhecimento, o monitoramento do desempenho acadêmico identificando desafios e propondo estratégias de soluções, e o acompanhamento de atividades práticas e trabalhos. A atividade de monitoria demandou planejamento e organização, habilidades exercidas mediante criação de cronograma semanal de estudos e definição de metas, atividades de mentoria e direcionamento dos estudos dos discentes. Outra demanda importante foi a preparação do monitor mediante revisão de materiais acadêmicos, o que possibilitou o correto direcionamento do discente e formações pedagógicas que tiveram o objetivo de aprimorar as habilidades de ensino e avaliação na iniciação à docência, que foram realizadas a partir de indicações da docente responsável. Observou-se, por meio de atividades como a gamificação, a dificuldade dos estudantes no estabelecimento da confiança em atividades que envolviam grupos e decisões coletivas. No entanto, com o decorrer do tempo, a confiança foi sendo construída, possibilitando que a turma conseguisse otimizar o tempo de suas atividades e uma melhor integração. Ao longo desse processo, as monitoras também adquiriram uma compreensão mais profunda sobre a importância do trabalho em equipe e da interprofissionalidade na prática na sala de aula e na saúde. Considerações finais: A monitoria na disciplina de IFISUS proporcionou uma visão prática da docência, e a importância de preparar os futuros profissionais da saúde para a prática interprofissional com qualidade na integração da equipe e no atendimento dos pacientes. A experiência destacou a importância de metodologias de ensino ativas e do trabalho interprofissional como elementos essenciais para o fortalecimento do trabalho de profissionais da saúde. 

  • Keywords
  • Iniciação à docência, Metodologias ativas, Educação interprofissional, Sistema Único de Saúde
  • Subject Area
  • EIXO 1 – Educação
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