Apresentação: O aprendizado dos cuidados para a manutenção de cateteres periféricos curtos (CIVPC) devem ser desenvolvidos desde a graduação, tendo fundamental importância na prevenção de complicações, promoção à saúde e a preservação da rede venosa do paciente. Nesse contexto, o debriefing surge como técnica inovadora e eficaz para aprimorar o conhecimento e a prática, em que visa identificar pontos positivos, negativos e lições aprendidas durante o processo de metodologia ativa, denominada Simulação Clínica, para melhoria de futuras ações e evitar possíveis erros durante sua aplicação na prática. Objetivo: Relatar a experiência do uso do debriefing durante a Simulação Clínica de um bundle como recurso da manutenção de CIVPC., Desenvolvimento do trabalho: Trata-se de um relato de experiência descritivo, de estudantes de graduação e pós-graduação de uma universidade pública da Bahia. O debriefing ocorreu em março de 2024, no Laboratório de Enfermagem, após um cenário de simulação realística de um bundle elaborado e fundamentado no Infusion Nurses Society (INS), para o estudo da manutenção de cateteres intravenosos periféricos curtos. O cenário apresentou as seguintes etapas: preparação do cenário, briefing, desenvolvimento do cenário, debriefing e avaliação com a participação de duas estudantes de graduação, uma estudante da pós-graduação e uma técnica de apoio à pesquisa. Resultados: Durante o debriefing, os estudantes e profissionais envolvidos na cena puderam refletir sobre as suas ações, incluindo a avaliação de cada etapa do processo do uso do bundle. Os participantes identificaram vários pontos fortes em suas práticas, como a higienização adequada das mãos antes e após o contato com o simulador e sistemas para infusão intravenosa, a avaliação regular do sítio de inserção, e a correta desinfecção do conector sem agulha. Também foram identificadas áreas de melhoria, reconheceram que poderiam ter sido mais meticulosos na observação das condições da estabilização e cobertura do cateter. Ainda foi discutida a importância de tocar o sítio de inserção para avaliar a presença de sinais de complicações e a necessidade de comparar os membros do paciente para detectar quaisquer anormalidades. Essa reflexão permitiu que os participantes aprendessem com suas experiências e desenvolvessem estratégias para aprimorar sua prática futura. Considerações finais: O debriefing é um recurso com estratégias de aprimoramento contínuo nas práticas de manutenção de CIVPC. Este promove a reflexão, desenvolve conhecimento crítico, fortalece a melhoria contínua para proporcionar segurança ao paciente e a eficácia do tratamento. A experiência de utilizar o debriefing para o aprendizado da manutenção do cateter é complexa, mas ao mesmo tempo estimuladora da aquisição de novos conhecimentos e habilidades para prática profissional. Assim, o debriefing deve ser considerado parte integrante no processo ensino-aprendizagem em saúde.