Introdução: O aprendizado na graduação está para além da sala de aula, uma vez que o ensino superior tem entre seus objetivos formar o indivíduo para melhor exercer sua profissão na sociedade, preparando cidadãos com olhar critico e humanista. Nesse sentido, de modo a proporcionar ao estudante experiências de crescimento acadêmico, profissional e social, o Centro Acadêmico revela-se como uma maneira do universitário adquirir conhecimento e desenvolvimento por meio da representação estudantil, pois tais entidades atuam incentivando a integração entre ensino, pesquisa e extensão através da promoção de eventos e encontros científicos. Dessa forma, este estudo tem por objetivo relatar a vivência de acadêmicos de Enfermagem na organização e na realização da XXIII Semana de Enfermagem. Desenvolvimento do trabalho: Trata-se de um estudo descritivo, qualitativo, do tipo relato de experiência. Foi desenvolvido a partir da experiência de acadêmicos de Enfermagem no planejamento, organização e realização da XXIII Semana de Enfermagem, realizada na Universidade do Estado do Pará, em Santarém, Pará, no período de 13 a 17 de maio de 2024, envolvendo a participação de alunos do Centro Acadêmico de Enfermagem, docentes e demais acadêmicos da instituição. Durante o evento, as atividades desenvolvidas pelos universitários incluíram o planejamento da programação, criação do site, convite aos palestrantes, organização da submissão, avaliação e apresentação de resumos científicos, realização de mesas redondas, minicursos, workshops, ação em saúde e a divulgação das ações entre os acadêmicos da universidade e demais instituições de ensino da cidade. Tais atribuições foram supervisionadas por uma comissão organizadora, composta pela coordenação adjunta do curso de enfermagem, docentes do curso e presidentes do centro acadêmico de enfermagem. Resultados: A organização da Semana de Enfermagem possibilitou aos acadêmicos o conhecimento acerca dos diversos aspectos que envolvem um evento científico na área da saúde, pois atuaram diretamente e com autonomia na tomada de decisões sobre o planejamento e realização das atividades, assim como desenvolveram técnicas e saberes essenciais para sua prática profissional, como a capacidade de liderança e a habilidade de trabalhar em equipe. Já em relação à comunidade acadêmica no geral, alcançou-se o aperfeiçoamento de seus saberes por meio das palestras, minicursos, workshops e mesas redondas sobre temáticas relevantes para o campo da enfermagem, como empreendedorismo, especialidades, programa de residência e mestrado. Considerações finais: Esta experiência evidenciou a relevância da participação de acadêmicos da graduação de Enfermagem em centros acadêmicos e na organização e realização de eventos científicos, visto que desempenham funções de gestão e integração necessários ao exercício profissional, pois o enfermeiro lidera equipes e faz planejamentos em saúde, ou seja, tais vivências preparam o universitário para o mercado de trabalho.