Relato de experiência: vivência em um serviço de acolhimento e atenção a saúde das mulheres em situação de violência na região da Calábria- Itália.

  • Author
  • Fernanda Cornelius Lange
  • Co-authors
  • Sheila Rubia Lindner , Guido Giarelli
  • Abstract
  • Apresentação: Esse relato de experiência é o desdobramento de um projeto maior sobre violência contra as mulheres adultas e idosas, realizado no estágio doutoral no exterior na Universita? degli Studi Magna Graecia di Catanzaro (UMG), na Itália. Portanto, se faz necessário considerar que a violência contra a mulher é um problema de saúde pública de contexto mundial e na Itália essa realidade não difere. Situação essa que pode acarretar diversas consequências de saúde física, mental e sexual, para as mulheres expostas a violência, aumentando o risco de mortalidade. Sendo assim, esse trabalho tem como objetivo relatar a vivência em um serviço de acolhimento e atenção a saúde das mulheres em situação de violência na regia?o da Cala?bria-Ita?lia.

    Desenvolvimento: A organização dos serviços de saúde na Itália, ocorre através do Servizio Sanitario Nazionale (SSN), que tem como princi?pios ba?sicos a universalidade, equidade e igualdade. A organização do sistema é regionalizada e descentralizada, separado em tre?s ni?veis (nacional, regional e local), cada qual com responsabilidades distintas. Atualmente o país esta? organizado em vinte regio?es de sau?de, e a envolvida neste trabalho é a da Calábria, situada no Sul do pai?s. O serviço na qual foi realizado a vivência é denominado de Centro Antiviole?ncia (CAV), considerado de abrangência municipal e especializado, que realiza ac?o?es de prevenc?a?o, acolhimento, orientac?o?es e assistência as mulheres em situac?a?o de viole?ncia e é composto por uma equipe multiprofissional. O período da vivência foi de setembro a novembro de 2023, foram realizadas onze inserções no serviço, sendo três visitas na instituição e oito participações no grupo de teatro organizado pelo CAV com a presença das mulheres que o serviço assiste. As visitas a instituição sempre tiveram por objetivo conhecer o trabalho desenvolvido pela equipe e o fluxo de assistência, já as participações no grupo de teatro era vivenciar junto com as mulheres um espaço de autocuidado e cuidado mútuo. 

     

    Resultado: A organização dos atendimentos e fluxo de assistência é bem definido no serviço, assim como o seu encaminhamento para a rede de assistência às mulheres em situação de violência.  O fato do CAV prestar o primeiro atendimento por demanda espontânea, porta aberta e com um profissional de plantão disponível 24 horas e 7 dias por semana, facilita o acesso das mulheres que buscam auxílio. Ainda, foi possível compreender que os profissionais atuantes no CAV são capacitados para as suas funções, mas são principalmente comprometidos com as pessoas que assistem, fortalecem os vínculos e demonstram preocupação individual com cada história. Esse envolvimento também é notório na relação entre as participantes do grupo de teatro e os profissionais envolvidos. 

     

    Conclusão: O CAV é um serviço de referência para as mulheres que buscam auxílio para as situações de violência que vivenciam, apesar de ter diferentes frentes de atuação, o acolhimento e atenção a saúde é qualificado, principalmente pela competência técnica e empática dos profissionais 

  • Keywords
  • Violência contra a Mulher, Atenção à Saúde, Serviços de Saúde
  • Subject Area
  • EIXO 1 – Educação
Back