CAPACITAÇÃO EM PRIMEIROS SOCORROS PARA AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE E AGENTES DE ENDEMIAS: RELATO DE EXPERIÊNCIA

  • Author
  • Jéssica Pinheiro Carnaúba
  • Co-authors
  • Francisca Laura Ferreira de Sousa Alves , Ellen Rose Sousa Santos , Iasmin Belém Silva Queiroz , Katia Rangelly Alves de Oliveira Couras , Geanne Maia Costa Torres , Reangela Cintia Rodrigues de Oliveira Lima , Marli Teresinha Gimeniz Galvão
  • Abstract
  •  

    APRESENTAÇÃO: São consideradas situações de urgência e emergência, aquelas que necessitam de atendimento imediato, podendo haver risco potencial de morte. Essas podem ocorrer em todos os lugares e a qualquer momento. Considerando esse contexto, os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate de Endemias (ACE) estão mais próximos à comunidade em que atuam e são corriqueiramente procurados para orientações, além de serem multiplicadores do conhecimento. Apesar da proximidade com os territórios, os ACS e ACE apresentam dificuldades no manejo às situações de urgência e emergência. Além disso, a ausência de programas de capacitação em primeiros socorros, voltadas a esses profissionais, podem interferir na atenção integral a saúde, incluindo a identificação as situações de urgência. Logo, esses profissionais precisar estar aptos para identificar e intervir nessas situações, até a chegada de assistência especializada. Para isso, são necessários treinamentos e capacitações, visando a pratica desses profissionais, sendo a Educação Permanente em Saúde (EPS), uma importante aliada nesse processo. Durante a formação promovida no curso técnico Saúde com Agente, um aperfeiçoamento promovida pelo Ministério da Saúde (MS) para ACS e ACE em formato híbrido, um dos módulos consistiu na atenção às Urgências e Emergências. Assim, o presente estudo objetiva relatar a experiência da tutoria do Curso Saúde com Agente na condução do módulo de atenção às urgências e emergências, e a integração entre teoria e prática junto a preceptoria do curso. DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO: Trata-se de um relato de experiência acerca das ações realizadas durante o módulo de atenção às urgências e emergências, na cidade de Mombaça, Ceará, promovida durante a tutoria do Curso Saúde com Agente, no ano de 2023. Participaram 30 ACS e 25 ACE. As ações foram desenvolvidas em parceria entre preceptores e a tutora do curso, na modalidade Educação a Daistancia (EaD) e presencial, na Associação de Trabalhadores do município. Para o desenvolvimento das atividades, também ocorreu à participação de enfermeiro e técnico do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). RESULTADOS: A Atenção Primária a Saúde (APS) é considerada a porta de entrada para diversos serviços, tendo como um de seus objetivos, o primeiro atendimento inclusive  às urgências e emergências, atuando nas medidas de prevenção, promoção da saúde e identificação precoce dos casos, e referencia dos pacientes para outros pontos da Rede de Atenção a Saúde (RAS). Nesse sentido, a compreensão da RAS é necessária para a atenção adequada à saúde da população. Durante a formação técnica do Programa Saúde com Agente, ocorreu o módulo que abordava a atenção às urgências e emergências. No contexto dessa disciplina, os ACS e ACE tiveram aulas através da plataforma do curso, em que eram explicadas formas de identificação as situações de urgência, de modo precoce, além de ações de promoção da saúde e prevenção de agravos. Além disso, os profissionais foram levados a compreender sobre sua atuação dentro do cenário de prática, sendo os primeiros socorros, medidas simples que qualquer pessoa com treinamento na área pode realizar e orientações que podem ajudar a salvar vidas. Nesse período, já havia sido iniciado a preceptoria, com a realização de atividades práticas no território. Como atividade presencial, os preceptores deveriam ensinar apenas uma manobra de manejo em situações de urgência e emergência. Porém, foi percebido que havia muitas dúvidas em relação ao manejo das situações de urgência e emergência além da curiosidade e interesse dos participantes, havendo necessidade de aprofundamento em relação à temática. Para isso, tutoria e preceptoria realizaram um encontro online, sendo decidido realizar um evento presencial com os discentes acompanhados pelas três preceptoras do município, em um total de 55 alunos ACS e ACE. Para ministrar esse evento, foram convidados os profissionais enfermeiro e técnico do SAMU, dada a expertise que apresentavam, para realizar as atividades práticas junto aos discentes. A aula ocorreu nas dependências da Associação de trabalhadores do município. Inicialmente foi realizada uma exposição dialogada com os principais primeiros socorros: Acidentes com animais peçonhentos; Contenção de hemorragias; Obstrução de Vias Aéreas por Corpo Estranho (OVACE); Afogamento; Trauma; síncope e Reanimação Cardiopulmonar (RCP). Além disso, os facilitadores mostraram como ocorre o trabalho do SAMU e a importância  do acionamento rápido e responsável desse serviço. Por fim, os ACS e ACE foram convidados a realizar as práticas de contenção de hemorragias; manobras de RCP e desobstrução de vias aéreas e situações de trauma. Outra reflexão importante foi relacionada a importância dos ACS e ACE saberem realizar ações educativas corretas a comunidade, haja vista que, devido a sua proximidade com os territórios, estes são primeiramente procurados para prestar orientações e esclarecimento, sendo estes multiplicadores do conhecimento. Além disso, foi possível identificar e corrigir práticas empíricas comuns que estavam equivocadas, como a crença de que durante uma OVACE devem-se dar alimentos ou forçar movimentos de respiração. Outras práticas equivocadas comuns que os ACS e ACE referiram, consistiu em orientar sugar o veneno em casos de acidente com animais peçonhentos e aplicação de pasta de dente e açúcar em queimaduras, deslocamento de vitimas de trauma sem imobilização; uso de leite e outras bebidas ou provocar vômitos nos casos de intoxicação exógena; medidas incorretas de salvamento em casos de afogamento. Após a correção das falhas, outras considerações também foram feitas, em que os participantes trouxeram experiências dentro do seu campo de atuação, permitindo o esclarecimento de duvidas e sugestões de cuidado, e a compreensão do serviço prestado em outros pontos da RAS. A ação também permitiu o fortalecimento de vinculo entre preceptores, tutoria, ACS e ACS. Posteriormente, os ACS e ACE compartilharam no fórum do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), o quanto a atividade foi relevante para a aquisição de novos aprendizados, sendo necessário que mais ações como essas sejam implementadas. CONSIDERAÇÕES FINAIS: O desenvolvimento da disciplina de Urgência e Emergência exigiu adequação dos preceptores e tutores às necessidades de aperfeiçoamento apresentadas pelos ACS e ACE, indo além do que era exigido pelo curso. Após a realização desse módulo, percebeu-se que os ACS e ACE sentiram-se mais seguros e capacitados para o auxílio das comunidades nas situações de urgência e emergência. Destaca-se a importância de mais ações que contemplem outras situações de urgências e emergências para os profissionais que atuam na Atenção Primária a fSaúde (APS). Como limitação, essa ação foi pontual, necessitando haver capacitações constantes e estratégias de EPS no contexto dos serviços de atuação.

     

    oi pontual, necessitando haver capacitações constantes e estratégias de EPS no contexto dos serviços de atuação.

     

     ações de urgências e emergências para os profissionais que atuam na Atenção Primária a Saúde (APS). Como limitação, essa ação foi pontual, necessitando haver capacitações constantes e estratégias de EPS no contexto dos serviços de atuação.

     

     

  • Keywords
  • Emergência; Atenção Primária a Saúde; Educação Continuada
  • Subject Area
  • EIXO 1 – Educação
Back