A CARA DA HUMANIDADE: um autorretrato do estudante de medicina

  • Author
  • Amanda Aparecida da Silva Machado
  • Co-authors
  • Manuela Gonçalves Tasca , Teresa Cristina Brito Ruas Desco
  • Abstract
  • Apresentação e Objetivo: As Diretrizes Curriculares Nacionais afirmam que o médico deve ser humano, crítico, reflexivo e ético. Portanto é importante que as universidades, junto às suas ementas, disciplinas e docentes possam garantir espaços para que o discente de medicina adquira essas qualidades e habilidades ao longo da formação acadêmica e as perpetue na vida profissional. Este relato de experiência objetiva promover ao estudante de medicina o exercício de refletir sobre aspectos relevantes de sua personalidade e características pessoais  que contribuam, primariamente, para o processo de autoconhecimento e, consequentemente, para sua formação acadêmica. Desenvolvimento: O núcleo Divercittà foi acionado pela disciplina de Humanidades, do primeiro período do curso de medicina do IDOMED-Città, para desenvolver uma atividade voltada ao autoconhecimento em uma aula intitulada: vida acadêmica e formação da identidade profissional. Sendo assim, o núcleo apresentou a dinâmica “A cara da humanidade”, que consistiu na produção de um calendário de aniversário com as fotos dos discentes. No dia da aula, os alunos foram convidados a refletir sobre os aspectos/características positivas de suas personalidades que poderiam contribuir com a carreira médica. Enquanto pensavam nas características fortes, eles pintaram sua própria imagem nos cartões que iriam compor o calendário de aniversário da turma. Todos escreveram o próprio nome e a data de aniversário embaixo da sua respectiva foto, como também refletiram sobre uma característica individual que eles achavam que precisavam trabalhar ao longo da trajetória estudantil, por se tratar de uma característica que não seria tão positiva para o desenvolvimento da prática médica durante a formação. Ao final, foi montado um calendário com as fotos dos alunos, que irá acompanhá-los até o período antes do internato. Todo ano, nos respectivos aniversários, os discentes serão convidados à leitura do que escreveram e à reflexão sobre os passos que deram e que precisam dar em direção a esse “trabalho de melhora” e aprimoramento para sua vida como futuro profissional. Resultados: O exercício de parar e olhar para suas características intrínsecas gerou incômodo, ao mesmo tempo que foi essencial para o aprendizado de sempre se colocarem à reflexão sobre si mesmos, sobre a trajetória estudantil e como desejam se construírem para a futura vida profissional, com condutas reflexivas e humanizadas para promoverem o cuidado humano. Sabe-se que essas experiências são fundamentais para que os discentes se percebam como seres humanos que podem errar, acertar, melhorar, reinventar-se em todas as fases de suas vidas, sejam como alunos, ou como médicos. Acrescenta-se que o processo de reconhecimento das qualidades inerentes não foi algo para elevação do ego, mas para compreenderem que as características intrínsecas podem e devem potencializar todo o processo de formação profissional, desde o começo da jornada. Considerações finais: Recomenda-se que as instituições de medicina fomentem atividades como a deste relato, para que o estudante seja capaz de aliar os conhecimentos da identidade profissional, aprendidos durante a graduação, às características inerentes a cada um, para o desenvolvimento de um futuro profissional mais humano e reflexivo sobre si e à vida dos que assistirão.

     
  • Keywords
  • Formação da Identidade Profissional; Educação Médica; Humanidades; Humanização.
  • Subject Area
  • EIXO 1 – Educação
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