Apresentação: A legislação brasileira conhecida como Lei Maria da Penha constitui um importante instrumento de proteção e prevenção contra a violência doméstica e familiar direcionada às mulheres. Recebeu esse nome em homenagem a uma ativista que, após sofrer violência doméstica, tornou-se um símbolo da luta pelos direitos das mulheres. A lei define como violência doméstica e familiar contra a mulher qualquer ação ou omissão baseada no gênero que resulte em morte, lesão, sofrimento físico, sexual, psicológico ou dano moral ou patrimonial. O Canal Conta Comigo, por meio da produção e disseminação de conteúdo sobre essa temática, contribui para a conscientização, educação e combate à violência de gênero. O objetivo deste trabalho é apresentar a atuação do Canal Conta Comigo na prevenção e enfrentamento à violência contra a mulher.
Desenvolvimento: Este trabalho é um relato de experiência sobre as publicações nas redes sociais do projeto de extensão "Canal Conta Comigo - O cuidado que nos aproxima", com foco nas alterações da Lei Maria da Penha. O projeto é vinculado ao Grupo de Pesquisa Enfermagem, Saúde Mental e Saúde Coletiva da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), ao Coletivo Rizoma SUS da Universidade Federal do Pampa/Campus Uruguaiana e ao IFRS.
Resultados: O Canal Conta Comigo utiliza as redes sociais para produzir e compartilhar conteúdos destinados à comunidade acadêmica e ao público em geral. Esses conteúdos visam promover a saúde física e mental, além de incentivar práticas de autocuidado. Atualmente, o canal conta com 3.514 seguidores no Instagram e 2.100 no Facebook. A equipe é composta atualmente, por 14 colaboradores, incluindo graduandos, pós-graduandos, professores da UFPel e outras universidades. A divulgação sobre os tipos de violência, o ciclo da violência, o violentômetro e as atualizações na Lei Maria da Penha, especificamente sobre a solicitação de medidas protetivas no momento do registro policial, busca alcançar mulheres que podem não reconhecer que estão em situação de violência. A publicidade em favor de causas sociais, é um instrumento de mudança social. A disseminação de informações ajuda a compreender os diferentes aspectos da violência doméstica, incluindo suas formas, consequências e os recursos disponíveis para apoio e proteção.
Considerações Finais: O trabalho realizado nas redes sociais pelo Canal Conta Comigo busca empoderar mulheres, fornecendo conhecimento e recursos para que reconheçam sinais de violência e busquem apoio quando necessário. Essas informações são essenciais para encorajar as mulheres a romperem o ciclo de violência e buscar uma vida livre de abusos. As atualizações na Lei Maria da Penha proporcionam maior segurança para que as vítimas façam denúncias, uma vez que agora, no momento do registro policial, já podem ser emitidas medidas protetivas, garantindo o afastamento do agressor.