Apresentação: Os programas de residência multiprofissional em saúde (PRMS) se constituem em uma modalidade de formação baseada no treinamento em serviço que têm o intuito de capacitar profissionais para uma atuação diferenciada no Sistema Único de Saúde (SUS), contribuindo para a qualidade e segurança do atendimento aos pacientes. Tais programas integram os campos do fazer institucional nos âmbitos do ensino-serviço-gestão, bem como dos campos da interdisciplinaridade, ampliando o diálogo multiprofissional e interdisciplinar. O presente estudo objetiva discorrer sobre a importância dos PRMS na formação dos profissionais da saúde. Desenvolvimento: A inserção em um PRMS possibilita o aperfeiçoamento teórico e prático em dois grandes ciclos (ciclo 1 - R1 e ciclo 2 - R2) que buscam atender às políticas públicas de educação e assistência em saúde nos níveis de assistência de baixa, média e alta complexidade em saúde, baseado na cultura do diálogo interdisciplinar. As ações educativas e formativas, nos seus âmbitos de prática, visam atender às necessidades de saúde da população locoregional. As habilidades técnicas, cognitivas e humanísticas possibilitam ao pós-graduando autonomia para desenvolver sua capacidade de tratar o ser humano de forma integral, considerando todos os determinantes sociais em saúde. Ressalta–se que os PRMS visam atender parte da demanda populacional, contribuindo, assim, para o desenvolvimento regional. Resultados: Os PRMS capacitam profissionais para uma atuação interdisciplinar em equipe multiprofissional, tornando possível aos Residentes, a obtenção de conhecimento técnico-científico, participação popular, atuação na prevenção, tratamento e recuperação da saúde. Além disso, reforçam as ligações entre a Instituição de Ensino Superior (IES) e a Secretaria Municipal de Saúde e qualifica o sistema de saúde municipal, contribuindo para o seu desenvolvimento e para a consolidação dos princípios do SUS. A implementação desses PRMS concretiza a implantação do ensino superior em trabalho de modo multi e interdisciplinar em diferentes cenários de atuação como as Unidades Básica de Saúde e de Estratégia de Saúde da Família, ambulatórios da universidade, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, Unidades de Pronto Atendimento, Emergência, Unidade de Terapia Intensiva, Enfermarias de Retaguarda e Unidades Gestoras (Conselhos Regionais de Saúde e Secretarias Municipais de Saúde). Os PRMS abrangem disciplinas teóricas, bem como a inserção de outras ações contributivas à formação dos Residentes. Considerações finais: Os PRMS, como modalidades de formação em serviço, contribuem para a formação dos profissionais de saúde em acordo com os princípios da educação permanente em saúde e, possibilitam sua inserção na rede de atenção em saúde priorizando a vivência em diferentes setores acessados pelos usuários, bem como a construção de sistemas de referência e contrarreferência entre os serviços da rede básica, hospitalar e ambulatorial. Tais programas criam linhas ou redes de cuidado por meio de ações humanísticas e interdisciplinares em saúde, permitindo uma maior integração entre os setores do ensino e do trabalho, o que resulta em uma formação generalista, multiprofissional e que atende ao princípio da integralidade.