Apresentação: A pandemia de COVID-19 impôs desafios sem precedentes ao sistema educacional em todo o mundo, exigindo rápidas adaptações e inovações para garantir a continuidade do aprendizado. Em particular, a educação infantil enfrentou dificuldades únicas devido à necessidade de interação presencial e o desenvolvimento social das crianças. Durante a pandemia, as medidas de distanciamento social e o fechamento das instituições de ensino afetaram profundamente o funcionamento das creches. Segundo a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), o fechamento das escolas impactou milhões de crianças em idade pré-escolar, comprometendo não apenas o aprendizado, mas também o desenvolvimento emocional e social dos alunos. Nesse contexto, o presente trabalho tem como objetivo descrever a importância das práticas educativas nas creches como forma de prevenção de agravos. Desenvolvimento do trabalho: Trata-se de um estudo descritivo, com abordagem qualitativa, do tipo relato de experiência, vivenciada pelas acadêmicas de enfermagem do quinto semestre da Universidade do Estado do Pará (UEPA) campus XXI, durante a vivência prática do estágio da disciplina de Enfermagem Comunitária II, sob supervisão da preceptora, realizada na Escola Paulo Freire, em Santarém-Pa. Os descritores utilizados na pesquisa foram: práticas educativas, covid-19, creches. Resultados: Neste relato de experiência, durante as práticas educativas, as quais foram conduzidas de forma lúdica e implementadas pelas alunas, foi possível observar o grande interesse das crianças e a participação da dinâmica com o grupo acadêmico. As crianças foram orientadas sobre práticas de higiene, como a lavagem das mãos e o uso de máscaras, para isso o grupo utilizou a contação de histórias infantis que abordasse o tema da saúde e higiene, adaptadas para explicar a COVID-19. contribuindo para a formação de hábitos saudáveis que se estenderão além da pandemia. Considerações finais: Os resultados da implementação de práticas educativas relacionadas à COVID-19 na creche de Santarém, sublinham a importância dessas medidas para assegurar a continuidade do desenvolvimento infantil, fortalecer a colaboração entre escola e família, e promover a estratégias de cuidado junto a comunidade escolar. As adaptações pedagógicas, o uso de tecnologias e o engajamento familiar são fundamentais para mitigar os impactos negativos da pandemia. Essas práticas não apenas beneficiam as crianças atendidas pela creche, mas também contribuem para o bem-estar e o desenvolvimento sustentável da comunidade como um todo. Esta experiência destaca a necessidade de estratégias educativas flexíveis e integradas, capazes de responder a crises futuras e de garantir uma educação de qualidade para todas as crianças.