A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO EM SAÚDE NAS ESCOLAS: UMA ANÁLISE BASEADA EM ESTUDOS

  • Author
  • Andreza Gabriela Pinto Ferreira
  • Co-authors
  • Lucas Santos de Araújo , Icary Kaliny Reis da Silva , Felipe Braga Corrêa , Larissa Silva Araújo , Maria Eduarda da Silva Souza , Simone Aguiar da Silva Figueira
  • Abstract
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    Apresentação: A educação em saúde é um processo político-pedagógico que envolve diversos aspectos como cultura, filosofia, política, sociologia e religião, permitindo propor ações transformadoras que promovem a autonomia e a emancipação dos indivíduos, tornando-os habilitados a deliberar sobre decisões de saúde coletivas e individuais. Nessa perspectiva, atividades participativas de promoção à saúde nas escolas, que integram conhecimentos prévios e novos, são particularmente benéficas, pois preenchem a lacuna entre teoria e prática existente no modelo educacional brasileiro. O presente estudo busca investigar e analisar a importância da educação em saúde nas escolas e sua contribuição nos cuidados em saúde.  Desenvolvimento do trabalho: A presente pesquisa trata-se de uma revisão integrativa da literatura. A busca por artigos relacionados ao tema foi conduzida em bases de dados confiáveis, incluindo o Medical Literature Analysis and Retrieval System Online (MEDLINE) e a Literatura Latino-americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS). Os Descritores em Ciências da Saúde (DeCS) utilizados para a busca foram "Educação em Saúde", "Saúde na Escola" e "Serviços de Saúde Escolar". Esses descritores foram combinados utilizando o operador booleano "AND" para refinar a busca e obter artigos relevantes sobre o tema proposto. Foram estabelecidos como critérios de inclusão os artigos publicados nos últimos 5 anos, ou seja, de 2019 a 2024, no idioma português, disponíveis na íntegra e que abordem diretamente a temática proposta. Os critérios de exclusão adotados foram artigos duplicados, teses, monografias, dissertações, artigos de revisão, incompletos e sem acesso livre. Após a aplicação dos critérios de elegibilidade, foram identificados inicialmente 17 artigos. Após a leitura dos títulos e resumos, foram selecionados 4 artigos que atendiam aos critérios de inclusão e que compuseram a amostra final para análise e discussão neste estudo. Resultados: Os estudos evidenciaram que a educação em saúde nas escolas desempenha um papel fundamental no desenvolvimento de habilidades da vida, prevenção de doenças e promoção de hábitos saudáveis para os alunos. Nesse contexto, nota-se que atividades educativas voltadas à saúde ajudam os discentes na tomada de decisões, resolução de problemas, na comunicação interpessoal e também é uma ferramenta positiva na redução das taxas de evasão escolar, pois ao proporcionar um ambiente escolar mais acolhedor e seguro, no qual os estudantes sentem-se apoiados e valorizados, esses programas ajudam a mantê-los na escola. Dessa forma, destaca-se que a educação em saúde nas escolas é essencial para a promoção do bem-estar integral dos estudantes, com benefícios duradouros tanto para os indivíduos quanto para a comunidade como um todo. Considerações finais: Esse estudo permitiu verificar que a educação em saúde nas escolas é fundamental para a construção de um ambiente educacional mais seguro e saudável, uma vez que ela contribui para que os estudantes possam tomar decisões mais conscientes sobre a sua própria saúde. Assim, investir em atividades de promoção à saúde nas escolas é essencial para garantir o desenvolvimento integral dos estudantes, bem como a melhoria da qualidade de vida da sociedade.

     

  • Keywords
  • Educação em Saúde, Saúde na Escola, Serviços de Saúde Escolar
  • Subject Area
  • EIXO 1 – Educação
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