Apresentação: A relação entre ideação suicida (IS) e síndrome de Burnout (SB) é bem estabelecida na literatura, sendo significativamente maior do que entre aqueles com burnout grave. Dessa forma, reconhecer a prevalência da IS e fatores associados poderiam auxiliar em estratégias de prevenção do suicídio e de outras condições em saúde mental. Nesse sentido, o objetivo deste estudo foi identificar a taxa de IS em estudantes universitários e avaliar a contribuição de variáveis sociodemográficas e de violências na SB e a contribuição desta na IS. Métodos: Trata-se de um estudo transversal com estudantes de todos os cursos de graduação de uma universidade pública. A coleta foi realizada no primeiro semestre do ano de 2019. A variável independente, SB, foi aferida por meio da escala Copenhagen Burnout Inventory-Student Version. A variável dependente foi a IS, obtida da última questão do Patient Health Questionnaire-9 (PHQ-9). Foi realizada análise de regressão linear utilizando método de ajuste pelo AICC foi aplicada, para construção de um modelo explicativo para avaliação das variáveis com maior contribuição na SB e o efeito da SB na IS. O trabalho foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos. Resultados: A população estudada foi de 3.058 estudantes, sendo a IS relatada por 32,4% estudantes. Identificou-se que ser do sexo feminino (25%), ter sofrido violência verbal (37%), violência sexual durante a vida acadêmica (7%), ser não-heterossexual (5%), contribuíram de forma significativa para a SB, e a SB por sua vez, explicou cerca de 7,6% da IS nas duas últimas semanas. Considerações finais: Os altos valores encontrados reforçam o grave problema da IS entre os estudantes pesquisados mesmo antes do período pandêmico. Os fatores vivenciados com maior frequência pelo sexo feminino, como dificuldades financeiras, violência sexual por parceiro íntimo, influenciam grandemente sua saúde mental, principalmente a IS. Já em relação à não-heterossexualidade, as violências sofridas por este grupo aumentam as chances de esgotamento. Inclusive, também foi verificado neste estudo que violência verbal demonstrou grande influência sobre o modelo explicativo. Muitos estudantes não-heterossexuais ocultam sua identidade por temor ao preconceito e discriminação, e tal ocultação pode ser demasiadamente estressante, contribuindo para o esgotamento. De qualquer forma, deve-se destacar que diversas variáveis estão associadas à SB e este associado a IS, visto que, ambos os transtornos são multifatoriais e possuem diversas relações atravessadas por um emaranhado de fatores culturais, socioeconômicos e sociodemográficos.