RESGATANDO O ESPÍRITO LÚDICO - UM PROJETO DE INTERVENÇÃO COM JOGOS PARA IDOSOS HOSPITALIZADOS: RELATO DE EXPERIÊNCIA

  • Author
  • Lane Souza da Silva
  • Co-authors
  • Orácio Carvalho Ribeiro Junior , Gabriela Silva Alves , Gleidson Araujo da Silva , Juliana Gonçalves de Sousa , Laís da Silva Marques , Poliana Estefane Silva Souza
  • Abstract
  • Apresentação: O crescimento constante da população idosa, especialmente no Brasil, tem levado a um aumento significativo no número de casos de doenças crônicas e suas consequências na funcionalidade e incapacidades dos idosos. A transição de um modelo biomédico para um modelo de saúde biopsicossocial tem trazido uma influência positiva no cuidado aos idosos, destacando estratégias individuais e coletivas para idosos com doenças crônicas, o que tem impactado positivamente no cuidado a esse seguimento da população. No entanto, apesar dos avanços no cuidado com os idosos, ainda existem desafios relacionados ao acesso aos serviços de saúde e à perpetuação das desigualdades no cuidado com a saúde. Neste sentido, é crucial destacar que o acesso à saúde é um fator determinante para a saúde mental dos idosos. Isso ocorre porque a solidão, o isolamento social e as condições de internação podem afetar negativamente seu bem-estar. Assim, o resgate de atividades lúdicas com idosos hospitalizados pode desempenhar um papel significativo na promoção da saúde mental e no bem-estar geral desses. Além disso, é fundamental resgatar atividades lúdicas com idosos hospitalizados para a promoção da qualidade de vida e bem-estar desses indivíduos. Estudos indicam que a terapia lúdica pode abordar as necessidades de saúde mental dos idosos, promovendo o bem-estar. Outro ponto importante a ser considerado é a espiritualidade, que é um fator relevante na avaliação de idosos hospitalizados. Há uma correlação significativa entre bem-estar espiritual e sintomas depressivos em pacientes idosos com insuficiência cardíaca aguda. Esses achados destacam a importância de considerar a espiritualidade e a terapia lúdica na prática clínica para promover o bem-estar e a qualidade de vida dos idosos hospitalizados. Por fim, é importante ressaltar que a população idosa é mais vulnerável a doenças crônicas, como diabetes, hipertensão e doenças cardiovasculares, que podem levar a internações frequentes. Portanto, é essencial que os profissionais de saúde estejam preparados para oferecer um atendimento integral e humanizado a essa população, considerando todas as suas necessidades, sejam elas físicas, emocionais ou sociais. A implementação de políticas públicas voltadas para a saúde do idoso também é fundamental para garantir o acesso a serviços de saúde de qualidade e reduzir as desigualdades no cuidado com a saúde deste seguimento da população. Portanto, o objetivo deste estudo é compartilhar experiências e reflexões derivadas de um evento que discutiu a transição do modelo biomédico para um modelo biopsicossocial, especificamente no contexto do cuidado aos idosos hospitalizados no Hospital Geral de Altamira. Essas reflexões são particularmente relevantes à luz do crescimento da população idosa e do aumento correspondente de doenças crônicas e incapacidades nessa população. A discussão também abordou a importância das atividades lúdicas, e da espiritualidade no cuidado integral e humanizado aos idosos. Descrição da Experiência: O projeto intitulado “Resgatando O Espírito Lúdico - Um Projeto de Intervenção com Jogos para Idosos Hospitalizados” foi desenvolvido pelos acadêmicos de enfermagem da Universidade do Estado do Pará. Sua implementação ocorreu no dia 29 de novembro de 2023, no período vespertino, nas enfermarias do setor da Clínica Médica do Hospital Geral de Altamira, localizado no município de Altamira, no Estado do Pará. O objetivo geral do projeto era resgatar as atividades lúdicas em idosos hospitalizados, promovendo sua qualidade de vida e bem-estar através de atividades recreativas e jogos específicos. Essas atividades foram planejadas para estimular os participantes de maneira cognitiva, emocional e social. O público-alvo, conforme sugerido pelo título, incluía pessoas de meia-idade e idosos, com idades entre 45 e 74 anos. Inicialmente foi estipulado um tempo limite para aplicar a dinâmica em cada enfermaria do setor, com a intenção de que todos os pacientes idosos pudessem participar. Dentro da enfermaria, a aplicação do projeto ocorreu em fases, a primeira baseou-se na apresentação dos acadêmicos e do objetivo do projeto, além de abordamos a importância da participação dos pacientes na dinâmica sugerida. Por conseguinte, foram apresentados os jogos escolhidos pelos acadêmicos de enfermagem, levando em consideração as limitações do público-alvo e jogos que estimulassem diferentes áreas cognitivas, como memória, atenção e resolução de problemas. Os jogos selecionados foram: dominó, baralho, jogos de tabuleiro, xadrez, dama, cai-cai macaco e pinote. Conforme a dinâmica foi acontecendo a interação e o interesse dos participantes foram surgindo. Essas fases ocorreram igualmente em cada enfermaria visitada. Efeitos percebidos decorrentes da experiência: A partir das atividades desenvolvidas no projeto "Resgatando o Espírito Lúdico - Um Projeto de Intervenção com Jogos para Idosos Hospitalizados," foram percebidos diversos efeitos positivos que se manifestaram em várias dimensões da vida dos idosos participantes. As atividades lúdicas implementadas no ambiente hospitalar promoveram um aumento significativo na qualidade de vida e no bem-estar dos idosos. Através dos jogos e dinâmicas recreativas, foi possível criar um ambiente mais acolhedor e inclusivo, que ajudou a reduzir os níveis de estresse, sentimentos de solidão e ansiedade. Os jogos selecionados, como dominó, baralho e jogos de tabuleiro, estimularam diversas áreas cognitivas dos idosos, incluindo memória, atenção e resolução de problemas. A participação nas atividades lúdicas também proporcionou um suporte emocional importante, ao incentivar a interação social e a criação de vínculos entre os pacientes. A realização das atividades lúdicas ajudou a diminuir o isolamento social dos idosos hospitalizados. A oportunidade de interagir com outros pacientes e com os acadêmicos de enfermagem promoveu um sentimento de pertencimento e apoio mútuo, fundamental para a saúde mental e emocional dos participantes. A intervenção lúdica incentivou a autonomia dos idosos, motivando-os a se envolverem mais ativamente em seus tratamentos e na rotina hospitalar. Isso contribuiu para uma maior adesão ao tratamento e para a participação ativa nas atividades propostas pelos profissionais de saúde. O projeto demonstrou um potencial significativo para melhorar a recuperação dos idosos hospitalizados. A melhoria no bem-estar mental e emocional, proporcionada pelas atividades lúdicas, teve um efeito positivo na recuperação física e na saúde geral dos pacientes. O projeto de intervenção cumpriu seu objetivo de resgatar as atividades lúdicas com idosos hospitalizados, mostrando que a implementação de atividades lúdicas pode trazer inúmeros benefícios para a saúde física e mental dos pacientes, além de contribuir para uma melhor qualidade de vida durante a internação. Consideração Finais: O projeto de intervenção proposto cumpriu seu objetivo principal, de resgatar as atividades lúdicas com idosos hospitalizados, promovendo sua qualidade de vida e bem-estar por meio da implementação de atividades lúdicas e jogos específicos, visando estimular cognitivamente, emocionalmente e socialmente os participantes. A aplicação do projeto tornou-se possível fomentar a discussão, sobre a importância de promover um ambiente intra-hospitalar que estimule o desenvolvimento pessoal e que melhore a saúde mental e física visto que ao criarmos um ambiente mais saudável, inclusivo e acolhedor, reduzimos consideravelmente os níveis de estresse, sentimentos de solidão e ansiedade, estimulamos a autonomia e a adesão ao tratamento durante a estadia hospitalar. Portanto, o respectivo projeto demonstrou seu potencial de trazer inúmeros benefícios à saúde dos idosos hospitalizados e contribuiu para uma melhor qualidade de vida durante a internação influenciando positivamente na recuperação e bem-estar geral desses idosos.

  • Keywords
  • Saúde do Idoso, Atividades Lúdicas, Saúde Mental, Hospitalização.
  • Subject Area
  • EIXO 5 – Saúde, Cultura e Arte
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