Introdução: O Exame Clínico Objetivo e Estruturado (OSCE) representa uma abordagem altamente eficaz para avaliar o conhecimento de estudantes na área da saúde, promovendo integração entre teoria e prática.
Objetivo: Relatar a experiência vivenciada durante o OSCE da disciplina de Gestão em Enfermagem.
Metodologia: Trata-se de um estudo descritivo, ancorado no relato de experiência acerca da atividade avaliativa do OSCE realizado em fevereiro de 2024 na disciplina de Gestão em Enfermagem no 8° período, desenvolvido por uma acadêmica de enfermagem da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), no Laboratório de Habilidades, Simulação e Tecnologias de Cuidado em Saúde (LAHSim). A simulação ocorreu com estações, sendo disponível um minuto para leitura, abordavam o conteúdo administrado em sala de aula, como os indicadores de gestão hospitalar, gestão do cuidado, montagem de escala, gestão de conflitos e manejo de resíduos. Em cada etapa foi disponibilizado cinco minutos para execução da atividade, ao finalizar os acadêmicos deveriam mudar de estação durante o tempo disponibilizado de um minuto.
Resultados: Após a simulação houve uma reunião com os acadêmicos, professores e os pacientes atores para expressar os feedbacks nota-se que para ter sucesso no método, os acadêmicos dedicaram-se ao máximo para melhorar suas habilidades, além enfatizar o desenvolvimento da habilidade de comunicação, crucial para oferecer uma assistência de qualidade.
Conclusão: Essa experiência nos faz considerar a importância de estender a utilização do OSCE para outras disciplinas que também tenham um componente prático, de forma interdisciplinar, visando desenvolver habilidades e competências clínicas essenciais para a formação do enfermeiro. Os acadêmicos tendem a perceber uma melhoria na avaliação de suas habilidades de comunicação clínica e profissionalismo quando foram testados em situações práticas, como o OSCE em questão.