Apresentação: As Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN), dentre seus pilares, contempla a integração ensino-serviço-comunidade (IESC) para os cursos da saúde, visando fortalecer a convergência entre a teoria e a prática que é importante para transformar as ações educativas em um processo de formação de sujeitos críticos e reflexivos, designando-os como agentes das mudanças necessárias para os avanços esperados. Este trabalho trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, que tem por objetivo descrever a importância da interação ensino-serviço-comunidade no âmbito da Atenção Primária para estimular a autonomia profissional e intelectual dos discentes de enfermagem. Desenvolvimento: A experiência se deu a partir da inserção dos acadêmicos de enfermagem da Universidade do Estado do Pará (UEPA), nos territórios de prática em uma Unidade Básica de Saúde da Família no município de Santarém, estado do Pará, Brasil. Primeiramente, os alunos conheceram a Unidade Básica e a equipe profissional composta por médico, enfermeiro, técnicos de enfermagem e agentes comunitários de saúde (ACS), com o intuito de ter um panorama geral tanto do espaço físico quanto das funções de cada profissional. Posteriormente, os discentes entenderam a fundo as atribuições do ACS dentro do serviço de atenção básica à saúde e os principais desafios enfrentados nas visitas domiciliares, que eram realizadas no turno da manhã, logo após análise do prontuário de cada paciente. Em outro momento, os acadêmicos participaram, juntamente à enfermeira perceptora da disciplina, de consultas de enfermagem no pré-natal, englobando atividades como: anamnese, exame físico, interpretação de exames laboratoriais e orientações acerca do aleitamento materno e da alimentação durante a gravidez. Resultados: Diante do exposto, evidenciou-se que a aproximação dos discentes com a comunidade, por meio da promoção de serviços, instigou o questionamento acerca das iniquidades sociais em saúde, evidenciadas pelas diferentes realidades vividas pela população atendida na Unidade Básica, que até então eram desconhecidas pelos alunos. Além disso, os acadêmicos conheceram os três fundamentos das Redes de Atenção à Saúde (RAS), no que se refere à Atenção Primária, sendo eles: população; estrutura operacional; e modelo de atenção à saúde, que juntos buscam garantir a integralidade do cuidado. Do mesmo modo, os discentes puderam observar, de fato, como os Determinantes Sociais da Saúde (DSS) influenciam diretamente no processo saúde e doença, fazendo a inter-relação de quatro elementos: a biologia humana; o ambiente; o estilo de vida; e a organização dos serviços de saúde. Além disso, os alunos observaram as dificuldades vivenciadas pelos ACS em relação ao próprio acesso de trabalho, sendo elas: a irresolução dos casos; escassez de materiais; presença de obstáculos para encontrar as famílias na visita domiciliar e interposição ao direito à privacidade das famílias. Considerações Finais: As experiências vivenciadas pelos universitários, no campo de prática, foram de grande valia para desenvolver o aprendizado no que concerne à prestação de serviços para a comunidade. Todavia, percebeu-se a necessidade de reconhecer as diferenças sociais, dentro da Atenção Primária, aplicando estratégias de intervenção apropriadas, a fim de ampliar o acesso das populações mais desamparadas aos serviços integrais de saúde.