Introdução: Um Instituto especializado em traumatologia e ortopedia no Rio de Janeiro recebeu a premiação da Norma ISO 9001 para o seu processo de admissão hospitalar. A ISO 9001 estabelece um conjunto de normas técnicas que definem um modelo de gestão da qualidade para organizações em geral. A avaliação ocorreu em 29 de novembro de 2019 e o título perdurou até novembro de 2022. Contou com a participação de avaliadores, da equipe da área de qualidade e da alta gestão do Instituto. Frente aos desafios relacionados à admissão hospitalar dos pacientes, foram revisadas todas as etapas do processo, buscando aumentar a qualidade e reduzir o tempo de espera desde a chegada do paciente ao Instituto até a efetiva internação em leito. A emissão do certificado Self-Audit pela COPPE (ISO 9001) foi uma ação proativa da Área de Qualidade do Instituto, com o objetivo de certificar a gestão da área de admissão e manter a qualidade contínua do sistema de gestão. Após a auditoria, o setor foi premiado com o troféu Ouro, indicando que cem por cento dos métodos foram elaborados e a pontuação de avaliação de resultados ficou entre 80 e 89 pontos. Objetivos: Destacar a importância da certificação/premiação para o fortalecimento do sistema de gestão do instituto e ressaltar como essa revisitação à fundamentação teórica. Metodologia: Trata-se de um relato de experiência sobre o processo de certificação do sistema de gestão de qualidade da área de admissão hospitalar conforme a norma ISO 9001:2015, com a conquista do troféu ouro. As equipes envolvidas no processo incluíram a direção do instituto, a área de qualidade, a área de admissão, a área de infraestrutura e os avaliadores responsáveis pela certificação. Análise Crítica: O processo de certificação da área de admissão provocou uma revisitação dos processos de trabalho, avaliação da descrição das atividades e diagnóstico da maturidade gerencial do setor. Além disso, aproximou a Alta Gestão e a Área de Qualidade à Área de Admissão Hospitalar, possibilitando uma comunicação efetiva e um entendimento mais aprofundado da realidade do setor. A premiação trouxe grande satisfação para o instituto como um todo, destacando a importância do trabalho individual e em equipe na qualificação da assistência. Logo após o período da certificação, os hospitais tiveram que se adaptar para atender à demanda de pacientes impactados pela pandemia de COVID-19, o que resultou em alterações nos fluxos de trabalho. Portanto, entende-se a necessidade de uma nova certificação e um novo esforço em busca da qualidade da gestão e, principalmente, da qualidade da assistência prestada ao paciente. Considerações Finais e Recomendações: Receber a certificação de um sistema de gestão de qualidade para o processo de admissão em uma instituição pública, onde os desafios para obter leitos suficientes são diários, parece inicialmente inalcançável. No entanto, participar desse processo revelou a capacidade de superação do trabalho em equipe, com o paciente como ator central, e demonstrou que todo esforço é válido para alcançar uma assistência de qualidade.