GRUPO OPERATIVO E TERAPÊUTICO COMO ESTRATÉGIA DE PROMOÇÃO DA SAÚDE DA PESSOA IDOSA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DO PROJETO “BEM VIVER”

  • Author
  • Aline Fabiane Da Silva Moura
  • Co-authors
  • Gabriel Luchi , Maria Aparecida Vieira Bonatti , Mirela Dias Gonçalves
  • Abstract
  •  

    Apresentação:

     

    Presentemente os grupos operativos são espaços privilegiados que reúnem pessoas com características próprias e com um único propósito de realizar ações de promoção da saúde, prevenção de doenças e de cuidados que estimulam o autocuidado. Os grupos existem, nos diversos níveis do Sistema Único de Saúde (SUS), com predomínio na Atenção Primária à Saúde (APS), sendo que esta é a principal porta de entrada para os serviços de saúde e responsável por captar os pacientes e ofertar um cuidado integral, longitudinal e coordenado. A promoção da saúde visa a redução de danos e o adoecimento da população por meio da participação da sociedade a fim de solucionar os problemas e assegurar a manutenção da saúde. Dessa forma Além de favorecer maior acesso aos serviços de saúde, a participação ativa na sociedade trás melhorias nas  condições econômicas, valorização da cultura, religião da sociedade e segurança, a fim de melhorar a qualidade de vida dos idosos e aumentar a expectativa de vida

     

    Objetivo: Buscou-se relatar a experiência do Projeto “Bem-Viver” na promoção da saúde da pessoa idosa no município de São Roque do Canaã - ES, sob a ótica do cuidado em saúde.

     

    Desenvolvimento do trabalho: Trata-se de um estudo descritivo do tipo relato de experiência vivenciado por profissionais de saúde (enfermeiros) que atuam na Atenção Primária à Saúde do município de São Roque do Canaã-ES e idosos de diferentes comunidades a partir de 2022 até o momento. O grupo reúne semanalmente com o educador físico, fisioterapeuta e farmacêutico e mensalmente com a psicóloga e demais profissionais da saúde em atividades pontuais. A cada encontro o grupo é acolhido pela equipe de saúde, tornando o ambiente propício e fecundo para a ocorrência de transformações e envolvimento entre a equipe e participantes. Os profissionais utilizam como instrumento de aproximação, além do diálogo, rodas de conversa com temas diversos, práticas corporais e exercícios físicos.

     

    Resultados: Notou-se uma evolução positiva na saúde dos idosos a partir de observações clínicas, relatos e condutas apresentadas pelos mesmos no decorrer das atividades propostas, isso mostra que os indivíduos estão mais aptos para o autocuidado e capacitados para promoverem mudanças no estilo de viver, melhorando a qualidade de vida.

    Por fim, o projeto “Bem-viver” desenvolvido nos territórios de abrangência das equipes de saúde da família do município de São Roque do Canaã/ES, comprova que as atividades desenvolvidas nos grupos são promotoras de mudanças nas atitudes dos integrantes, favorecendo um modo de vida mais saudável.

     

    Considerações finais: É importante Ressaltar  a importância do profissional enfermeiro na realização dos grupos operativos, nas funções de organizar, liderar, criar vínculos .

    Conclui-se que os grupos operativos compreendem um importante meio para a promoção, prevenção, tratamento e reabilitação da saúde, como estratégias e espaços, onde possa se dar escuta e desenvolver práticas e atividades referente às necessidades das pessoas.

     

  • Keywords
  • Grupos terapêuticos, Promoção da saúde, Educação em saúde , Atenção Primária à Saúde
  • Subject Area
  • EIXO 4 – Controle Social e Participação Popular
Back