Apresentação: A iniciação científica durante a graduação desempenha um papel importante no desenvolvimento acadêmico e profissional do estudante. Ela permite a aquisição de saberes para construções de projetos de pesquisa, estimula o pensamento crítico e a resolução de problemas com base em evidências cientificas. Assim, este trabalho tem como objetivos relatar a relevância da iniciação científica para o estudante de enfermagem em regiões remotas, especificamente no interior do Amazonas. Desenvolvimento do trabalho: Trata-se de um estudo descritivo do tipo relato de experiência vivenciado por estudantes enfermagem durante o desenvolvimento de projetos de iniciação científica na Universidade Federal do Amazonas, localizado no interior do Amazonas. Os projetos de iniciação científica tiveram duração de 1 ano com início no ano de 2023 e finalização no primeiro semestre de 2024. Estes foram produtos do “Núcleo de Estudos em Saúde das Populações Amazônicas (NESPA)”, com foco em problemas de saúde recorrente em populações tradicionais amazônicas. O estudo não foi submetido à apreciação no Comitê de Ética em Pesquisa, por se tratar de um relato de experiência, no entanto, foram assegurados e respeitados os preceitos éticos na apresentação dos dados. Resultados: Para os discentes o desenvolvimento de projetos de iniciação científica durante a graduação proporcionou a aquisição de competências, que serão um diferencial na atuação profissional futura, principalmente no âmbito da pesquisa. A experiência de trabalhar com um grupo de pesquisa e desenvolver estudos com enfoque em populações tradicionais amazônicas, foram essenciais para compreender o fenômeno das principais doenças negligenciadas (Dengue, Malária, Doença de Chagas e outros) que acometem estas populações, bem como, proporcionou o aprimorar do embasamento teórico sobre as doenças e as especificidades desses grupos vulneráveis. Além disso, possibilitou o incremento de habilidades de construção e realização de pesquisa e trabalho em equipe, despertando assim, o interesse pela pesquisa e a realização de Programas de Pós-graduação Stritu Senso após a formação. Considerações finais: A experiência destacou a importância da iniciação científica na formação do enfermeiro, especialmente em contextos desafiadores como o interior do Amazonas. Portanto, espera-se que mais estudantes tenham a oportunidade participar desse programa para a formação de jovens pesquisadores em áreas remotas da região Amazônica.