OFICINA DE QUALIFICAÇÃO DA VISITA DOMICILIAR DO AGENTE COMUNITÁRIO DE SAÚDE

  • Author
  • PAULA DE PAULA
  • Co-authors
  • GISELLE SCHMIDT SANTOS
  • Abstract
  • TÍTULO - OFICINA DE QUALIFICAÇÃO DA VISITA DOMICILIAR DO AGENTE COMUNITÁRIO DE SAÚDE

    O projeto de Apoio Institucional é um dos componentes do Programa Estadual de Qualificação da Atenção Primária à Saúde (Qualifica-APS) do ICEPi e atua prioritariamente na qualificação dos processos de trabalho junto aos gestores municipais e trabalhadores. O principal objetivo é fortalecer e qualificar a Atenção Primária à Saúde (APS), por meio da cooperação entre o Estado e os municípios para a formação de profissionais.

     

    Esse relato de experiências é fruto da atuação do apoio institucional na região central de Saúde do Espírito Santo. No processo de visitas institucionais para escuta qualificada da gestão e dos próprios trabalhadores, nos municípios de atuação das apoiadoras, observou-se a necessidade de resgatar primícias das atribuições dos ACS prejudicadas pelo contexto da pandemia do coronavírus. A necessidade de ressignificar o vínculo e a aproximação com o usuário, pressupostos fundamentais para a qualificação do processo de trabalho, impulsionou a elaboração da oficina de Qualificação da Visita Domiciliar do ACS.

    A metodologia proposta para oficina foi a realização de um BINGO, onde as pedras sorteadas continham afirmações, verdadeiras ou falsas, sobre as atribuições e a legislação referentes a atividade do ACS. Para alcançar a premiação, além de fechar a cartela, linha ou coluna, era necessário acertar todas as respostas às afirmações. A metodologia proposta, além de considerar o conhecimento inerente a cada profissional,  fruto de sua vivência e saberes, proporcionou um momento de reflexão e interação entre os ACS e enfermeiros da ESF.

    Após a realização das premiações, cada questão era debatida e contextualizada, considerando-se as peculiaridades de cada território. Importante ressaltar que as questões foram elaboradas considerando-se as fragilidades e apontamentos feitos pela gestão e pelos trabalhadores nas reuniões preparatórias para o planejamento da oficina.

     

    Com o objetivo de inserir a qualificação da visita domiciliar na rotina de trabalho dos ACS, foi realizada a elaboração de um roteiro para orientar as visitas. Com o intuito de inovar o instrumento e possibilitar o acesso às informações nos Tablets já utilizados pelos ACS, foi realizada parceria com o Programa de Residência Multiprofissional em Saúde Coletiva do ICEPi, outro componente do Programa Qualifica-APS, para informatização do roteiro. A partir dessa parceria foi desenvolvido um aplicativo com acesso gratuito a todas as informações norteadoras da visita domiciliar. O aplicativo encontra-se em fase de desenvolvimento e ajustes de conteúdo com informações importantes sobre o perfil do usuário, calendário nacional de imunização, além de informações de localização das UBS de referência e quadro de metas.

     

    A realização da oficina está sendo reproduzida em diferentes municípios e possibilita a construção coletiva do roteiro contido no aplicativo, através dos ajustes realizados a medida que novas possibilidades são identificadas.   Dessa forma, o desenvolvimento do aplicativo configurou-se em um instrumento prático e acessível, que favorece a valorização da atuação do ACS, e oferece subsídios para qualificar as visitas domiciliares, promovendo uma maior integração dos serviços de saúde da atenção básica com a comunidade.

     

  • Keywords
  • apoio institucional, atenção primária
  • Subject Area
  • EIXO 1 – Educação
Back