Comunicação digital em saúde: uma análise do Instagram do Conselho Nacional de Saúde

  • Author
  • Daphne Sarah Gomes Jacob Mendes
  • Co-authors
  • José Rafael Cutrim Costa , Miguel Ângelo Montagner , Sandra Mara Campos Alves
  • Abstract
  •  

    Apresentação: O uso de tecnologias virtuais tornou-se cada vez mais presente na vida dos cidadãos e das instituições, com foco em informar e comunicar os sujeitos sobre diversos assuntos. No âmbito da saúde, essas tecnologias geram ferramentas que atuam na proteção e garantia do direito à saúde. O Conselho Nacional de Saúde (CNS) utiliza a plataforma social digital 'Instagram' como uma das ferramentas para comunicação com a sociedade. Nesse contexto, objetivou-se analisar as publicações do Conselho Nacional de Saúde nesta plataforma social, a fim de compreender o teor e o nível de alcance dos conteúdos divulgados.

    Desenvolvimento do trabalho: Analisou-se o conteúdo das publicações, de acesso aberto, contidas no Instagram do CNS, realizadas no período de 5 de julho a 5 de setembro de 2023. O levantamento foi realizado nos dias 12 e 13 de setembro de 2023. Para análise do material, utilizou-se a técnica de Análise de Conteúdo, com vistas a obter, por meio de procedimentos sistemáticos e objetivos de descrição do conteúdo, indicadores que permitam a inferência de conhecimentos relativos ao assunto pesquisado.

    Resultados: No período analisado, foi identificado um total de 64 postagens realizadas no Instagram do CNS, sistematizadas em quatro temáticas: i) conferências de saúde (n=9); ii) fortalecimento da participação social (n=10); iii) atuação do conselho (n=20); e iv) apontamentos de questões gerais de saúde (n=25). Embora a 17ª Conferência Nacional de Saúde ter sido finalizada em 5 de julho de 2023, as publicações sobre esse tema foram poucas e não suscitaram interação com este evento marcante da participação social em saúde. Em uma avaliação mais abrangente, levando em conta o total de seguidores da página do CNS (96,4 mil), fica evidente que o alcance dos conteúdos, no geral, foi relativamente baixo, pois representa aproximadamente 15% dos seguidores.

    Considerações finais: A presença do CNS no Instagram reflete seu compromisso em manter um canal ativo de comunicação com a sociedade. No entanto, o nível de interação com o público indica uma oportunidade essencial de melhoria. Fortalecer essa interação é crucial para estabelecer uma comunicação mais eficaz e promover a participação ativa na promoção e defesa do direito à saúde.

  • Keywords
  • Comunicação em Saúde; Conselhos de Saúde; Participação Social.
  • Subject Area
  • EIXO 4 – Controle Social e Participação Popular
Back