Apresentação: A diminuição da participação social decorrente das políticas de gestão, que anteriormente reduziram a escuta da população, gerou o problema de pouca participação na tomada de decisão em instituições públicas de saúde. O Grupo Hospitalar Conceição (GHC) é um complexo de instituições de saúde pública em Porto Alegre que atuam dedicadas integralmente ao Sistema Único de Saúde (SUS), o Hospital Cristo Redentor (HCR) é integrante desse complexo. O GHC, pela sua característica participativa, é o local adequado para o reestabelecimento da política de participação social, buscamos estabelecer canais de comunicação com amplitude e eficácia entre o Conselho Gestor e do Hospital Cristo Redentor, garantir a tomada de decisão responsiva, inclusiva, participativa e representativa em todos os níveis, bem como promover a inclusão de diferentes vozes, saberes e perspectivas nos processos de tomada de decisões na aplicabilidade de recursos públicos e dimensionamento para uma melhor compreensão das demandas dos usuários do SUS nos territórios de alcance e abrangência institucionais. Além disso, na 77º reunião da Organização Mundial da Saúde foi deliberado pela resolução que determina que a sociedade civil influencie na tomada de decisões, sendo o Brasil uma referência positiva em participação social na saúde. Desenvolvimento do trabalho: Participei ativamente do projeto de extensão que visava fortalecer e ampliar a participação social do Conselho Gestor no espaço institucional do HCR. A atuação proporcionou um contato direto com os desafios enfrentados por este possibilitou a aplicação prática dos conhecimentos adquiridos durante o projeto. Identificamos melhorias no entendimento e resolução dos problemas enfrentados pelo Conselho Gestor do HCR. A metodologia adotada permitiu um processo contínuo de avaliação e ajustes, garantindo um resultado mais efetivo e sustentável para as atividades desenvolvidas, bem com a o uso da matriz Swot foi fundamental para compreensão de uma abordagem sobre o problema em estudo, buscou não apenas capacitar conselheiros, mas também estabelecer um processo contínuo de melhoria e inclusão, promovendo uma gestão democrática, participativa e transparente. Através das atividades propostas, como workshops, capacitações e reuniões, foi possível discutir e elaborar soluções mais eficazes para as demandas dos usuários do SUS. Resultados: Um resultado percebido foi o maior engajamento e participação do Conselho Gestor do HCR nos espaços institucionais registrado nas atas decorrente das reuniões com a gestão. Outro foi a ampliação da representatividade das diferentes comunidades nos processos de tomada de decisões, respeitando a diversidade e a participação social e popular. Também a melhoria na qualidade das decisões, considerando uma variedade de perspectivas e necessidades dos usuários do SUS. O estabelecimento de uma cultura organizacional voltada para a participação social, a diversidade e a transparência nos processos institucionais que visam melhorar de maneira geral o acesso, atendimento e satisfação dos usuários do SUS. Considerações finais: O fortalecimento da participação do Conselho Gestor do HCR nos espaços institucionais do GHC é essencial para garantir que as decisões tomadas estejam alinhadas com as reais necessidades e expectativas das comunidades atendidas, em especial aos usuários do SUS nas áreas de atuação institucional.