Atividade educativa na escola consiste em tratar de forma dinâmica, leve e objetiva, assuntos cujos quais, através de metodologia específica, possam ser aplicados e abordados de maneira a facilitar o entendimento geral de leigos sob determinados temas. As situações criadas tem o objetivo de promover aprendizagem educacional e desenvolver o estudante dentro e fora da sala de aula. Objetiva-se relatar a experiência dos acadêmicos de Enfermagem do primeiro período, da disciplina de Primeiros Socorros, da Universidade Salgado de Oliveira (UNIVERSO) CAMPUS São-Gonçalo acerca de como promover educação em saúde referente à primeiros socorros em escolas. Os acadêmicos de Enfermagem após orientação da docente a cerca do que se tratava algumas metodologias, quais poderiam ser utilizadas e como aplicá-las na prática da construção, elaboração e estruturação da atividade, decidiram utilizar três métodos principais, sendo eles: apresentação em slides informativos, cartilha educativa impressa e dramatização. O grupo construiu uma cartilha referente a prevenção de primeiros socorros em escolas, abordando situações que diariamente podem ocorrer, como por exemplo: síncope (desmaio), engasgo (manobra de Heimlich), e sangramento nasal (epistaxe). Foram preparados. Além da cartilha, uma encenação a respeito de como tratar engasgos em bebês e adultos, o que fazer numa síncope e como reagir em caso de emergência, que ocorreu em maio de 2024, em uma turma de oitavo ano do ensino fundamental. Participaram da interação cerca de 25 alunos, após acordo de extensão da docente junto á organização do colégio particular anexo a Universidade, resultando em compartilhamento de informações de forma dinâmica. A atividade foi significativa tanto para os alunos da graduação em Enfermagem quanto para os alunos do ensino fundamental, haja vista a importância do tema tratado e de como agir nessas situações emergenciais, tendo o conhecimento da forma adequada de se tratar até que o socorro especializado solicitado chegue ao local, visando ajudar no salvamento e prevenção da vida de uma criança, adulto ou adolescente. Concluímos que foi de extrema relevância a construção da atividade educativa com orientação da docente, no que tange a abordagem do conhecimento estrutural definido, a ser passado de forma eficiente e facilitada, visando o entendimento de leigos nos assuntos abordados, em formato leve e eficaz. A interação dos acadêmicos de Enfermagem juntamente com os alunos, foi altamente satisfatória alcançando todos os objetivos propostos inicialmente da docente com os acadêmicos. Foi possível observar de forma prática, através da interação, que a absorção do conteúdo fora eficaz e a experiência singular e satisfatória, contribuindo também para o desenvolvimento dos graduandos no decorrer de seu curso. Observamos que os alunos conseguiram absorver as informações passadas através de testes na encenação e perguntas realizadas ao final da apresentação em sala de aula.