Mobilidade Segura e Promoção da Saúde no Trânsito

  • Author
  • Aparecido Samuel de Castro Cavalcante
  • Co-authors
  • Milton Gustavo Fleury , Ademar Sales Macaúbas
  • Abstract
  • Trata-se de enfrentamento aos sinistros do Trânsito tendo como objetivo a Promoção da saúde para este seguimento

    Em 2010, fora feita adesão ao Projeto Vida no Trânsito pela Secretaria de Saúde de Mato Grosso que, com muito custo implantou, no ano de 2019, (quase no final da década dedicada à segurança no trânsito/OMS/ONU. Delegada a função dessa temática a Coordenadoria de Promoção e Humanização da Saúde-OPHS, compôs-se um Comitê Intersetorial do Projeto Vida no Trânsito, com todos/as autores/as envolvidos/as com a temática de forma que reuniu-se grande interesse em discutir a temática e propor soluções aos acidentes (sinistros) de trânsito e a enorme monta de pessoas sequeladas, ao ponto de significar 70% da entradas nos serviços públicos de urgência e emergência em Mato Grosso. Tamanha demanda facilitou a sensibilização das instituições COPHS/SES/MT,  SAMU, Corpo de Bombeiros, Delegacia Especializada de Delitos de Trânsitos, Polícia Rodoviária Estadual, Polícia Rodoviária Federal, Secretaria de Infraestrutura, Secretaria de Educação, Vigilância Epidemiológica, Conselho Estadual de Trânsito e DETRAN/MT. Estas instituições solidariamente colaboraram com a Saúde para refletir as bases estatísticas, inclusive com trocas de bases de dados com o fim de "Qualificação da Informação", em que todos/as tinham dificuldades e conforme o foco do sinistro divergiam os resultados finais. Constituiu-se, uma Comissão de Coleta de Dados, análise e gestão da informação que foi capaz de propiciar o conhecimento dos sistemas de cada instituição ao ponto de produzirem correções pertinentes e pontuais que rendeu elogios nacionais por ter produzido a menor discrepância entre os dados da Segurança Pública Estadual, SUS e Detran, otimizando os trabalhos e os resultados estatísticos de forma a produzir melhores soluções conjuntas para diversas situações que outrora era enfrentado com somente uma instituição. Essa organização intersetorial resultou em diminuição de acidentes/sinistros bem como óbitos no trânsito, interrompida apenas pelo período da Pandemia da COVID 19, que aumentaram os casos dada o aumento de velocidade nos períodos de lockdown decretados. A partir daí, buscou-se discutir a temática, vinculada à Promoção da Saúde, nos Regionais de Saúde, Comissão Intergestores Bipartite e Conselho Estadual de Saúde, dando notoriedade a essa temática, visto que o SUS é o maior interessado em reduzir os índices de óbitos e acidentes/sinistros de trânsito sendo de grande onerosidade para o sistema público de saúde. Quando a Secretaria de Saúde chamou para si essa temática, não tinha a dimensão do quão impactante seria para a produção de PROMOÇÃO DE SAÚDE, bem como o quanto seria pertinente para levar para os 142 municípios/MT essa temática, visto que os territórios onde os Equipamentos públicos se localizam, precisam ser equipados para a proteção da vida de forma que promovam essas vidas evitando acidentes (principalmente em portas de escolas e demais instituições que aglomeram grande circulação) e mais as "Reabilitações " que ocorrerão, às vezes, por anos após o sinistro de trânsito. Outro destaque: A mortalidade infantil entre 05 a 14 anos sendo a maior causa de morte entre esse público em todo o Brasil, mas a mortalidade de Recém Nacidos também é significante .

  • Keywords
  • Mobilidade Segura; Sinistros de Trânsito; Promoção da Saúde
  • Subject Area
  • EIXO 2 – Trabalho
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