INTRODUÇÃO: Este relato destaca a imersão na rotina de uma Unidade Básica de Saúde (UBS) para o aprimoramento profissional dos estudantes de enfermagem na Atenção Primária à Saúde. O estágio obrigatório em uma UBS visa sensibilizar e capacitar os alunos em cuidados ao longo do ciclo de vida. Proporciona uma perspectiva clínica, empática, gerencial e interdisciplinar, essencial para uma prática abrangente e eficaz. Busca-se desmistificar a percepção de que a enfermagem é uma profissão carente de autonomia, enfatizando sua prática interprofissional.
OBJETIVOS: Relatar as vivências e a relevância dos estágios obrigatórios em enfermagem, destacando como contribuem para o crescimento profissional dos acadêmicos, fornecendo uma compreensão prática dos cuidados específicos na Atenção Primária à Saúde.
METODOLOGIA: Descreve o relato de experiência de uma aluna do curso de Enfermagem da Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL) durante seu estágio em uma UBS em Palhoça, Santa Catarina, com atividades voltadas para a promoção e prevenção da saúde.
RESULTADOS: A imersão dos acadêmicos na UBS proporcionou aprendizado prático e teórico significativo. Destaca-se a importância da Estratégia Saúde da Família (ESF) na APS como pilar do Sistema Único de Saúde. Os atendimentos na UBS mostraram a abrangência do cuidado oferecido pela ESF, visando a promoção da saúde e prevenção de agravos. A interação com a comunidade ressaltou a importância da integralidade e longitudinalidade do cuidado na APS.
CONCLUSÃO: Durante o estágio, foi possível a realização de atendimentos desde os mais básicos como a aferição de pressão arterial e glicemia ao acompanhamento pré-natal, puericultura, exames preventivos, testes rápidos de IST’s, educação em saúde, curativos, administração de medicamentos e saúde na escola, dentre outras demandas de atendimento da unidade. A colaboração dos profissionais da unidade nos permitiu uma valiosa troca de experiências e aprimoramento de técnicas, enriquecendo nossa compreensão e a prática do cuidado. Esta experiência fortaleceu não apenas nosso trabalho em equipe, como também nossa sensibilidade para lidar com as particularidades individuais dos pacientes atendidos. O aprendizado adquirido, desde a comunicação empática até o refinamento de habilidades específicas, nos preparou não só para exercer autonomia dentro e fora da UBS, como para enfrentar os desafios pós-formatura com confiança. O estágio na UBS foi fundamental para o direcionamento e capacitação profissional de maneira significativa, assegurando um atendimento de qualidade, respeitoso e eficaz, centrado nas necessidades e no bem-estar dos pacientes atendidos. Nesse sentido, houve o fortalecimento dos compromissos em superar as barreiras diárias enfrentadas pelos profissionais de enfermagem, a busca pelo reconhecimento e a contribuição para uma saúde cada vez mais integral e humanizada. A experiência neste estágio na APS destaca a importância da ESF como ferramenta fundamental no processo do cuidado à população, desenvolvendo a promoção, prevenção e a recuperação à saúde, centrado nas necessidades da comunidade e no fortalecimento do vínculo entre equipe de saúde e usuários do território de abrangência, potencializando o cuidado.