PROMOÇÃO DA SAÚDE E BEM-ESTAR DOS CUIDADORES DE IDOSOS EM UMA INSTITUIÇÃO DE LONGA PERMANÊNCIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA

  • Author
  • Ana Camille Viana Falcão Brito
  • Co-authors
  • Vanessa dos Santos Borges , Analice França Lima , Amanda Lima Laet , Rayane Pires da Silva , Franciane de Paula Fernandes , Sheyla Mara Silva de Oliveira , Livia de Aguiar Valentim
  • Abstract
  • Apresentação: A qualidade de vida é a maneira como um indivíduo percebe sua posição na vida, considerando seus objetivos, padrões, expectativas e preocupações. Nesse contexto, é de suma importância direcionar nossa atenção para uma profissão que exerce um papel vital na sociedade: o cuidador de idosos. O ato de cuidar, muitas vezes desafiador, abrange uma variedade de aspectos que afetam diretamente a qualidade de vida do cuidador, esses fatores variam desde a sobrecarga até o vínculo estabelecido entre o idoso assistido e o profissional, o que pode gerar uma maior suscetibilidade a condições psiquiátricas, tais como depressão e ansiedade, isso ocorre principalmente devido ao estresse, a fadiga e à carga emocional intensa que acompanham essa função. Ao assumir e realizar a tarefa de cuidar do idoso, geralmente, de caráter ininterrupto, ou seja, sem descanso, trazendo ao cuidador horas seguidas de trabalho, principalmente com atividades como cuidados corporais, alimentação, controle da saúde e outras situações, o cuidador pode experienciar situações desgastantes e de sobrecarga. Quanto mais dependente o idoso, maior será a sobrecarga sofrida ao cuidador, e assim, menor é a qualidade de vida deste com o passar do tempo. Considerando as vulnerabilidades às quais os cuidadores de idosos são expostos, torna-se evidente a necessidade de desenvolver estratégias de suporte e intervenção que aprimorem suas condições e promovam um ambiente de cuidado mais saudável e sustentável dentro e fora das instituições de longa permanência.  O objetivo deste trabalho é relatar a experiência vivenciada por estudantes de enfermagem na realização de uma atividade integrada em saúde voltada para a promoção da saúde e bem-estar dos cuidadores de idosos em uma instituição de longa permanência no município de Santarém-PA. Desenvolvimento do trabalho: No dia 26 de maio de 2023, os estudantes do terceiro semestre do curso de Enfermagem da Universidade do Estado do Pará (UEPA) realizaram sua primeira visita ao Lar de Idosos São Vicente de Paulo, como parte da etapa de “observação da realidade” de uma ação integrada de saúde, utilizando a metodologia problematizadora baseada no arco de Maguerez. Durante essa visita, os estudantes, divididos em grupos por seus orientadores, tiveram a oportunidade de imergir no ambiente do lar, interagindo com os residentes idosos e a equipe profissional, compreendendo o cotidiano operacional do local, com o intuito de identificar possíveis carências e problemáticas. Foi perceptível para um dos grupos que os cuidadores enfrentavam desafios físicos e emocionais enquanto desempenhavam suas responsabilidades diárias de cuidado, o que gerou reflexões profundas sobre a necessidade de priorizar a saúde e o bem-estar desses dedicados profissionais. Com essa perspectiva, o grupo decidiu direcionar sua pesquisa, buscando encontrar soluções que possam efetivamente aprimorar a qualidade de vida dos cuidadores. Na segunda visita ao lar de idosos, realizada no dia 16 de agosto de 2023, foi implementada uma ação inovadora e enriquecedora, com o objetivo de proporcionar um momento de descontração e aprendizado para os cuidadores de idosos. Utilizou-se um tabuleiro interativo em tamanho real, projetado para fomentar a interação, o aprendizado e o autocuidado. O jogo, composto por 30 casas e guiado por um dado, ofereceu uma abordagem lúdica, despertando o interesse e incentivando a participação ativa dos cuidadores. Durante o jogo, os jogadores, sendo os próprios pinos, andavam o número de casas correspondente ao número obtido no lançamento do dado. Cada casa tinha uma cor específica: as amarelas eram casas normais, as vermelhas representavam cartas de pegadinhas, e as azuis continham cartas com perguntas relacionadas a três pilares fundamentais: técnicas de autocuidado, compartilhamento de experiências e estratégias de interação no ambiente de trabalho. Na seção dedicada a técnicas de autocuidado, as perguntas foram cuidadosamente elaboradas para identificar quais práticas de autocuidado eram mais negligenciadas.  A partir dessas perguntas, foram abertas brechas para que os estudantes pudessem dialogar e sugerir formas de introduzir essas práticas na rotina diária dos cuidadores, de acordo com a realidade deles. Esse segmento destacou a importância de dedicar tempo a si mesmos, promovendo a revitalização através de uma alimentação saudável, prática de exercícios físicos, técnicas de relaxamento e prevenção do esgotamento profissional. Nas perguntas relacionadas ao compartilhamento de experiências e aos tipos de interação estabelecidas no ambiente de trabalho, os cuidadores foram incentivados a estabelecer conexões e trocar conhecimentos profissionais, criando um ambiente de aprendizado mútuo e apoio entre colegas. Ao término do jogo, os profissionais receberam um folder com informações e orientações sobre questões relevantes para a promoção contínua de seu bem-estar. Resultados: A implementação dessa iniciativa atingiu seus objetivos e teve um impacto significativo ao aumentar a conscientização dos cuidadores sobre a importância do autocuidado e da busca por uma melhor qualidade de vida.  A maioria dos cuidadores atendidos apresentavam um ou mais dúvidas ou dificuldades na adoção das práticas de autocuidado sugeridas. Por meio da atividade, foi possível conhecer a realidade dos cuidadores, ouvir as principais queixas, esclarecer dúvidas e orientar acerca dos cuidados necessários para uma boa qualidade de vida. Ao participarem do jogo, os cuidadores tiveram a oportunidade de se desconectarem temporariamente das rotinas intensas e foram estimulados a compartilhar experiências, refletir sobre suas próprias necessidades e aplicar as técnicas de autocuidado propostas. Dessa forma, o tabuleiro serviu como uma rede de apoio e crescimento para esses profissionais, sendo uma maneira divertida e eficaz de cuidar daqueles que dedicam suas vidas ao cuidado dos outros. Considerações finais: O estudo possibilitou uma reflexão sobre a importância de uma abordagem mais centrada no cuidador que promova a valorização e promoção da saúde nas instituições de longa permanência.  Destaca-se a importância de enfatizar a busca pela qualidade de vida em uma ocupação que, frequentemente, acarreta esgotamento tanto físico quanto mental. Nesse sentido, o estudo destaca a necessidade de implementar estratégias e medidas que não apenas valorizem a importância do cuidador, mas também proporcionem meios para atenuar os efeitos negativos em sua saúde e bem-estar. Assim, a adoção de estratégias como o tabuleiro interativo e a roda de conversa não apenas reconhece a importância vital dos cuidadores, mas também os capacita para enfrentar os desafios da profissão com mais resiliência e equilíbrio. Dessa forma, ao promover o bem-estar desses profissionais, estamos, de fato, fortalecendo a base de um sistema de cuidados efetivos e compassivos para os idosos e demonstrando um profundo comprometimento com a saúde e o bem-estar de todos os envolvidos.

  • Keywords
  • Cuidadores, Idoso, Qualidade de Vida
  • Subject Area
  • EIXO 2 – Trabalho
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