Autonomia e Independência: Relato de Experiência com uma Oficina em um Centro de Atenção Psicossocial

  • Author
  • Débora Maciel Kuhn
  • Co-authors
  • Teresinha Eduardes Klafke
  • Abstract
  • Este trabalho apresenta as atividades desenvolvidas durante a experiência prática de uma graduanda em Psicologia no estágio junto ao Centro de Atenção Psicossocial - CAPS II, em um município do Vale do Rio Pardo - RS. Foi desenvolvida uma oficina, denominada “Autonomia e Independência”, com objetivo de promover o treino das atividades da vida diária e das atividades instrumentais da vida diária de alguns usuários do serviço e seus familiares, no formato de encontros com temas predefinidos.

    Os objetivos deste trabalho foram construídos sobre a premissa que o CAPS, um serviço público de saúde mental, pode contribuir para reabilitação psicossocial e aumento da autonomia e da inclusão social dos usuários que possuem dificuldades em realizar tarefas básicas do dia a dia devido a transtornos mentais e/ou uso de medicamentos psicotrópicos.

    No que se refere ao desenvolvimento do trabalho, foram realizados dez encontros ao todo, entre junho e setembro de 2023. Os temas trabalhados durante a oficina foram predefinidos e trabalhados da seguinte forma: 1) abordagem inicial sobre a importância do cuidado; 2) educação em saúde bucal com a presença de professora e estudantes de um curso de Odontologia; 3) cuidados com o cabelo, apresentado por um barbeiro convidado; 4) desempenho no banho e cuidados com as unhas, teve como convidada a técnica de enfermagem do CAPS II; 5) cuidados com a casa; 6) prática sobre os cuidados com a casa; 7) dinâmica sobre o significado de “cuidado” com retomada dos conteúdos; 8) preparo culinário; 9) feedback dos usuários sobre a oficina; 10) oficina de automaquiagem com alunas do curso de Estética e Cosmética e corte de cabelo com barbeiro.

    Desenvolver uma ação em saúde em um serviço público de saúde especializada trouxe um maior conhecimento sobre as práticas e intervenções que podem ser realizadas em uma oficina. A oficina aconteceu a partir de um olhar sobre as demandas que foram pautadas previamente, porém, a cada encontro, foi notado que as temáticas deveriam ser flexibilizadas, bem como, o planejamento, visto que, acontecem imprevistos e situações pontuais. 

    Houve resultados positivos no quesito de promoção de autonomia e empoderamento dos usuários. A abertura dessa oficina integrou os usuários que, de alguma forma, precisavam melhorar seus desempenhos nas atividades da vida diária, pois elas são necessárias para uma vida funcional, equilibrada e saudável.

    Ao oferecer treinamento para os usuários do CAPS e seus familiares, foi possível ajudá-los a se tornarem mais independentes em suas rotinas, além de promover a conscientização e a compreensão sobre as necessidades e desafios enfrentados por essas pessoas.

     

    Sendo assim, a execução dessa atividade, caracterizada como Ações em Saúde, foi uma importante experiência acadêmica e profissional. Foi possível aprender com as particularidades de cada um dos usuários que participou e, também, com suas dificuldades e potencialidades. Os feedbacks dos participantes também reforçaram essa percepção e demonstraram satisfação com as experiências proporcionadas na oficina.

  • Keywords
  • Atividades da Vida Diária, Saúde Mental, Atenção Especializada
  • Subject Area
  • EIXO 2 – Trabalho
Back