INTRODUÇÃO: A Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) ao vírus da imunodeficiência humana (HIV) compreende o uso de antirretrovirais, o tenofovir e entricitabina (TDF/FTC), de forma oral, a fim de reduzir o risco de adquirir a infecção pelo HIV. A linha de cuidado integral para uso da PrEP no Brasil consta no documento de Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas para Profilaxia Pré-Exposição de risco à infecção pelo HIV (PCDT/PrEP). Nesse contexto, segundo o Boletim Epidemiológico - HIV Aids 2023, as infecções por HIV no Brasil, em 2022, somaram 43.403 novos casos notificados, na região norte foram 6.200 casos notificados, dos quais 2.760 ocorreram no Pará, destacando-se como maiores índices desde 2007 na região norte. Frente a isso e avaliando as subnotificações nos sistemas de informações, existem ações que contribuem para prevenção, não só do HIV, mas também de outras infecções sexualmente transmissíveis (IST), integrando a chamada "prevenção combinada", a qual consiste na combinação de diferentes métodos preventivos, de acordo com as possibilidades e escolhas de cada indivíduo, sem exclusão ou sobreposição de um método a outro, sendo benéfica a combinação da PrEP com adoção de hábitos saudáveis, uso de preservativos, e ainda, com gerenciamento de risco. Aliado a isso, a educação em saúde é crucial para obtenção de conhecimentos que potencializarão a autonomia da coletividade frente às suas necessidades de saúde, suprindo lacunas que são provenientes das iniquidades sociais e que deixam os indivíduos à margem dos seus direitos, gerando uma população de risco para o adoecimento. Com isso, as tecnologias educacionais nesse processo, favorecem o alcance das informações, a partir de diversos métodos que perpassam o dinamismo de ensino-aprendizagem, além da criação de vínculo entre os partícipes das atividades, algumas estratégias de tecnologia educacionais são recursos audiovisuais, impressos, manuais e de relações interpessoais. Nessa perspectiva, o presente relato apresenta a experiência de uso de uma tecnologia educacional com discentes do curso de graduação em saúde coletiva, a fim de verificar o nível de conhecimento sobre a PrEP e avaliação da aprendizagem mediante a aplicação de um jogo de tabuleiro. OBJETIVO: Relatar a experiência sobre a avaliação da aprendizagem de discentes de graduação em Saúde Coletiva acerca de um jogo de tabuleiro sobre a PrEP. DESENVOLVIMENTO: Trata-se de um relato de experiência, apresentado em resumo expandido, sobre a avaliação de aprendizagem de uma turma de discentes de Saúde Coletiva em Capanema, Pará, sobre a utilização de um projeto piloto de jogo de tabuleiro sobre a PrEP, construído a partir do protocolo e diretrizes nacionais para utilização da PrEP, definidas pelo Ministério da Saúde, concomitante a estudos sobre determinantes sociais associados ao HIV e construção de tecnologias educacionais no âmbito da saúde. Portanto, refere-se a uma tecnologia educacional capaz de disseminar as diretrizes de utilização da profilaxia, no contexto da prevenção combinada ao HIV e combate ao estigma associado. Para tanto, a professora pesquisadora apresentou aos alunos o jogo de tabuleiro, constituído de 41 casas, 5 cones de cores diferentes, 1 dado, 34 cartas e 1 manual de instruções, que será submetido pelos autores a um posterior processo de validação da tecnologia educacional. Adicionado a isso, um formulário (produzido pelos autores) com 15 perguntas objetivas e subjetivas, abordando identificação dos discentes, usabilidade do jogo, aparência do jogo, assimilação das regras, nível de dificuldade e contribuição para compreensão do conteúdo ministrado na disciplina referente a produção socioeconômica das infecções por HIV, prevenção combinada e recomendações da PrEP. Dessa maneira, utilizou-se 4 jogos de tabuleiros com grupos de 5 discentes que disputaram as partidas e prosseguiram para responder os formulários individualmente, finalizando com uma discussão a respeito do tema e utilização da tecnologia. RESULTADOS: A partir da aplicação, os discentes participantes demonstraram uma resposta positiva à tecnologia aplicada, houve oscilação quanto à facilidade de compreensão dos elementos disponibilizados, uma vez que, majoritariamente, os partícipes ora solicitavam auxílio, ora manifestaram a ocorrência de dúvidas quanto ao funcionamento, porém afirmaram positivamente a usabilidade e a satisfação com a didática da ferramenta, assim, puderam também aprimorar os conhecimentos acerca da PrEP e auxiliar no processo de formulação e avaliação da eficiência e estruturação do projeto jogo de tabuleiro. Nesse sentido, dentro das diferentes perguntas de avaliação desse recurso Keywords