USO DE ESTRATÉGIAS PARTICIPATIVAS PARA A FORMAÇÃO EM ENFERMAGEM

  • Author
  • Vitória Stefany Brito Moreira
  • Co-authors
  • Karla Líbia Praia Solart , Giovanna da Silva Cândido , Paula Estefany Batista e Silva , Aline Rodrigues Gato , Lucas Manoel Correia de Oliveira , Maysa Pires de Oliveira , Sônia Maria Lemos
  • Abstract
  • APRESENTAÇÃO

     

    A disciplina de Saúde Ambiental ministrada no curso de Enfermagem da Universidade do Estado do Amazonas utilizou de estratégias ativas, metodologias que imergiram os alunos em um amplo debate sobre como o ambiente influencia nas questões de saúde. Reflexão sobre a importância na formação dos enfermeiros, no modo de olhar e perceber a realidade e as peculiaridades dos territórios e suas gentes.

    Diante disso, a progressão da saúde pode ser fundamentada de acordo com a Teoria Ambientalista de Florence Nightingale, a pioneira da enfermagem moderna, que identificou a importância de fatores ambientais como ar puro, água limpa, drenagem eficiente, limpeza, luz, ruído e calor, na promoção da saúde e recuperação dos enfermos. A inter-relação entre o ambiente e a saúde é incontestável, um exemplo são os desastres e tragédias cada vez mais recorrentes, devido ao rápido esgotamento de recursos não renováveis, que é um dos principais fatores que, de maneira direta e/ou indireta, irão interferir na saúde da população. Esse tema é reafirmado no 15° Objetivo de desenvolvimento sustentável, que é a Vida Terrestre, com foco em restaurar e fazer uso mais sustentável dos recursos naturais.

    Nesse sentido, a disciplina entrega preparação para enfrentar os desafios da prática de enfermagem, através da sala de aula invertida e fotografias, a turma pôde fazer uma troca dos conhecimentos teóricos e práticos, o que promove uma abordagem mais eficaz e humanizada na assistência à saúde. Alinha-se com os princípios fundamentais da enfermagem ambientalista, bem como é uma forma mais acessível para o entendimento do conteúdo, levando os alunos a ilustrar e refletir sobre as adversidades e questionamentos que a temática pessoa-saúde-ambiente traz para o contexto da formação em saúde.

    DESENVOLVIMENTO 

    O resumo descritivo focou no relato de experiência da disciplina de Saúde Ambiental, que foi realizada no período de 2023.2, destacando as atividades participativas realizadas na Universidade do Estado do Amazonas, no curso de Enfermagem. As metodologias estenderam-se por 4 meses, dividindo-se em duas etapas principais, visando inserir os discentes no processo de compreensão de como a saúde ambiental e a sua formação profissional estão interligadas.

    Durante a fase inicial, os alunos puderam expor suas considerações sobre os temas abordados em Saúde Ambiental. Utilizou-se a metodologia sala de aula invertida, que consistiu no estudo individual antecipado da base teórica da disciplina. Semanalmente, nos encontros presenciais, houve a exposição das considerações de cada discente sobre o assunto, distribuídos em grupos e providos de papel cartolina, houve o incentivo para que os alunos expressassem de maneira ilustrativa suas percepções e após essa etapa apresentassem para a turma em formato de roda, permitindo o compartilhamento das diferentes vivências.

    Na parte subsequente da matéria, os discentes foram ao campo de prática, com a seguinte atividade: capturar imagens nas dependências da universidade ou adjacências, que remetessem nesse cotidiano suas perspectivas da relação entre saúde e ambiente, destacando a relevância de concluir os objetivos de desenvolvimento sustentável e como isso se aplica na formação em enfermagem. Logo após a conclusão da prática, os estudantes voltaram para a sala de aula e realizaram os seminários com apoio de slides, porém sendo sempre instruídos para expor apenas as imagens capturadas, não utilizando de recursos de textos para as apresentações, o que fomentou o diálogo crítico com a turma.

    RESULTADOS

    No decorrer das atividades na disciplina de Saúde Ambiental, ofertada pela Universidade do Estado do Amazonas, foi evidenciada a interconexão fundamental entre a formação em enfermagem e a saúde ambiental. Através de uma metodologia que destaca a conexão entre teoria e prática nas práticas de enfermagem, foi possível desenvolver uma visão holística sobre as relações sócio-ambientais na prática do ofício. Esta abordagem integradora fortaleceu a capacidade dos futuros enfermeiros em compreender e atuar sobre as complexas interações entre saúde humana e ambiente.

    Os métodos pedagógicos utilizados incluíram a aplicação da sala de aula invertida, que promoveu a proatividade dos discentes em discussões em grupo. Esse formato facilitou um aprendizado enriquecido pela compartilhamento dos conhecimentos e pelo aprofundamento dos conceitos abordados. A dinâmica de grupo permitiu que os alunos conectassem a teoria com experiências práticas, ampliando a compreensão sobre a saúde ambiental.

    Complementando as atividades teóricas, os discentes participaram de atividades práticas, como a captura de imagens que exemplificam a complexa relação antropo-ambiental. Essas atividades práticas ajudaram a ilustrar como as interações humanas com o ambiente refletem diretamente na saúde comunitária e nos ecossistemas. Através da análise crítica dessas imagens, os alunos puderam explorar as implicações da saúde ambiental de maneira tangível e visual.

    A coleta e análise desses dados possibilitaram a organização de seminários dedicados ao debate crítico das problemáticas ambientais e a inter-relação com a saúde. Esses seminários foram fundamentais para consolidar o entendimento dos alunos sobre as questões discutidas, promovendo um espaço para reflexão e aprofundamento dos temas abordados na disciplina, o que reforçou a importância de compreender os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e a necessidade de uma prática profissional envolvida com a sustentabilidade. Os resultados mostraram que a associação das metodologias ativas e o trabalho de campo podem ser eficazes para a formação de profissionais de saúde mais conscientes para enfrentar os desafios da em sua prática cotidiana.

    CONSIDERAÇÕES FINAIS

    A vivência lúdica em saúde ambiental ampliou horizontes, superando os preconceitos. Com isso, foi possível compreender que ações individuais impactam a vida coletiva, especialmente na saúde. Além disso, percebeu-se que a saúde vai além dos cuidados hospitalares, envolvendo saneamento, segurança, infraestrutura e educação, que são essenciais para um ambiente saudável e sustentável e o cuidado dos territórios e de suas gentes.

    Ademais, as atividades lúdicas foram fundamentais para internalizar lições práticas sobre como as ações cotidianas influenciam a comunidade, onde os alunos aprenderam a adotar práticas conscientes e sustentáveis para o bem-estar individual e coletivo. Nesse contexto, o desenvolvimento sustentável é uma necessidade para garantir qualidade de vida futura, sendo a educação ambiental aliada a atividades interativas uma ferramenta poderosa.

    Portanto, a disciplina de saúde ambiental foi essencial na formação em enfermagem, pois expandiu conhecimentos teóricos e destacou a importância de integrar práticas sustentáveis e de prevenção no cuidado holístico. Assim, esta experiência reforçou o compromisso em promover práticas para um ambiente saudável e seguro para todos, preparando-nos para enfrentar os desafios de um mundo em constante mudança com foco na saúde coletiva e bem-estar ambiental.


     

  • Keywords
  • Educação em Saúde Ambiental, Enfermagem, Aprendizagem Ativa
  • Subject Area
  • EIXO 1 – Educação
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