Introdução: O profissional de educação física e primeiro autor, identificou que ao tentar comunicar se com as suas alunas pelo aplicativo de mensagens elas preferiam que fosse através de áudio devido a elas não saberem ler nem escrever, revelando uma carência no alfabetismo. Ao investigar essa questão, que o bairro do Caju tinha a terceira maior taxa de analfabetismo entre pessoas acima de 25 anos na cidade do Rio de Janeiro. Devido a relevância dessa informação, ele implementou o grupo ABC na Clínica da Família São Sebastião, no Caju, com uma metodologia baseada nos princípios de Paulo Freire. Esse método promove a alfabetização de adultos através da discussão de suas experiências de vida e da decodificação de palavras do cotidiano. Objetivo: O grupo ABC visa não só ensinar a ler e escrever, mas também discutir e abordar uma variedade de temas importantes, como a promoção de estilos de vida saudáveis, a prevenção de doenças, o apoio à saúde mental e a atenção psicossocial. Objetiva-se integrar a pedagogia com questões gerais de saúde, mantendo a relevância para a realidade vivenciada pelos participantes, usando métodos lúdicos nas discussões. Metodologia: Inicialmente, ocorre um bate-papo informal, levanta-se uma temática sobre o contexto do território, um fato inusitado que ocorreu no bairro ou um aspecto relevante que o usuário queira compartilhar. A discussão é aberta, abordando temas que podem incluir saúde clínica, violência, relações familiares e saúde mental. A partir dessa discussão, é identificada uma "palavra geradora", que é decomposta em sílabas. O facilitador auxilia a turma a criar novas palavras de acordo com as sílabas que formaram a palavra geradora e usada para criar novas palavras. Este processo culmina em exercícios pedagógicos que ajudam a fixar a prática da escrita. Resultados: Testemunhou-se resultados satisfatórios na vida das usuárias, com melhorias significativas nas habilidades de leitura e escrita dos participantes, além de um aumento na conscientização sobre questões de saúde, melhorias na saúde mental e bem-estar geral. Esses resultados são fundamentais para a promoção da saúde no território. Considerações finais: Ao compartilhar a experiência do modelo integrado de alfabetização e saúde pública, espera-se contribuir para a disseminação de melhores práticas neste campo, com um diálogo mais amplo e abordagens eficazes para os desafios da saúde pública. O método do grupo ABC pode servir de inspiração para outras clínicas e profissionais que buscam promover saúde em comunidades vulneráveis. Além disso, a divulgação do grupo representa uma oportunidade para destacar as conquistas alcançadas, incentivar a propagação da proposta e fortalecer o compromisso com a promoção da saúde pública e da alfabetização na comunidade do Caju. Em suma, acredita-se ser possível, no contexto da saúde pública, oferecer ferramentas aos usuários para que se tornem protagonistas de suas histórias, adquirindo autonomia para ler, escrever e cuidar da própria saúde.