PROJETO DE PROMOÇÃO DE SAÚDE MENTAL PREVENTIVA AOS POLICIAIS MILITARES DE VITÓRIA-ES

  • Author
  • Christina Caldas Araújo
  • Co-authors
  • Gisele Luisa Medeiros Simonetti , Luiz Gustavo Albergaria Stadler , Marcionília Menezes Andrade , Sandro Roberto Campos , Adriana Madeira Álvares da Silva , Pedro Luiz Ferro , Suzanny Oliveira Mendes , Jeanine Pacheco Moreira Barbosa
  • Abstract
  • Apresentação

    O presente projeto de intervenção visa promover ações preventivas na área de saúde mental direcionadas às equipes de viaturas RO (Rádio Ocorrências) do 1º Batalhão da Polícia Militar do Espírito Santo, que operam no município de Vitória. A alta taxa média de suicídio de 22,2 mortes por 100 mil profissionais da segurança no Espírito Santo entre 2013 e 2022 destaca a urgente necessidade de estudos sobre o tema. Os policiais dessas viaturas atendem ocorrências encaminhadas pelo CIODES (Centro Integrado de Operações de Defesa Social), atuando em diversas situações que variam dos mais “simples” fatos aos mais complexos. Em 2022, o município de Vitória registrou 55.493 atendimentos, destacando a intensa demanda sobre esses profissionais. Esse projeto pretende disponibilizar ferramentas de relaxamento para mitigar os efeitos estressores e estimular os policiais a realizarem a autogestão dos sentimentos no reestabelecimento do equilíbrio pós-situações estressoras.

    Desenvolvimento do trabalho

    O projeto iniciará no município de Vitória, abrangendo policiais militares que trabalham no policiamento diuturno em regime 24hs, responsáveis por atender o maior peso de demandas de ocorrências. Para melhor distribuir as tarefas e torná-las exequíveis, realizou-se a distribuição das RO em cinco equipes. As ações preventivas incluirão: a apresentação de orientações úteis aos profissionais de modo que percebam a relevância do tema “saúde mental” em suas mais variadas vertentes; Aplicação de “Rodas de conversa” visando trocar informações e alcançar possíveis situações que sejam lineares e que possam estar impactando na saúde mental desses profissionais; Aplicação de dinâmicas de grupo de maneira a ilustrar sentimentos e hábitos que possam ser modificados; Distribuição de material impresso e/ou digital informativo visando subsidiá-los de orientações complementares e da rede de contatos para apoio e cuidado psicossocial e de emergências; Aplicação de oficinas de relaxamento e autoconhecimento, possibilitando não só situação de mais harmonia corporal e mental durante a realização das oficinas, como também autonomia ao orientá-los para realização dos exercícios em seus lares; realização de exames ambulatoriais visando aferir taxas sanguíneas e de hipertensões arteriais.

    Resultados esperados

    Espera-se fomentar ações de autocuidado por meio das oficinas de relaxamento e autoconhecimento, aumentar a adesão dos profissionais às temáticas da saúde mental ampliando o conhecimento sobre a rede de atendimento. Também promover a sensibilização dos gestores para os problemas decorrentes da ansiedade, depressão e suicídio entre as equipes, além da melhoria significativamente da qualidade de vida e do bem-estar dos policiais militares numa perspectiva preventiva de autocuidado e mudanças de hábitos, proporcionando ferramental útil para a redução dos efeitos estressores.

    Conclusão

    O projeto de intervenção proposto é um meio de alcance e mensuração de resultados e abordagens na área da saúde coletiva uma vez que é compreendida como campo de espectro múltiplo e que avança sob diversas áreas. A construção de políticas públicas para a saúde mental dos profissionais de segurança pública se constitui numa relevante forma de valorizar e cuidar de uma área de atuação que desenvolve atividades críticas em ambientes altamente conflituosos. 

  • Keywords
  • Saúde Mental, Segurança Publica, Transtorno Mental, Policial Militar
  • Subject Area
  • EIXO 2 – Trabalho
Back