Relato de extensão universitária sobre exames preconizados no pré-natal em um grupo de gestantes e puérperas

  • Author
  • Larissa Pereira Dorneles
  • Co-authors
  • Bruna de Oliveira Arnhold , Emily de Oliveira Andrade , Sahmira Vargas Chamorro , Lisie Alende Prates
  • Abstract
  • A gestação é um período, no qual ocorrem diversas mudanças fisiológicas, sociais, culturais e emocionais envolvendo a pessoa que gesta e sua família. Diante de todas essas transformações, o acompanhamento pré-natal é fundamental para assegurar o desenvolvimento saudável dos processos de gestar, parir e nascer, reduzindo a possibilidade de complicações obstétricas e desfechos perinatais negativos. Dentre as ações previstas neste acompanhamento, estão a realização de consultas, a realização de imunizações, exames laboratoriais e de imagem, acompanhamento multiprofissional e a realização de ações de educação em saúde.  No contexto da Atenção Primária em Saúde, o enfermeiro tem autonomia para prestar o atendimento integral da pessoa que vivencia a gestação de risco habitual. Este profissional apresenta respaldo legal e qualificação para realizar e solicitar exames, prescrever medicações protocoladas, desenvolver o acolhimento e a escuta qualificada, além de realizar atividade de educação em saúde, buscando fornecer informações importantes para o período gravídico-puerperal. Diante do exposto, este trabalho tem como objetivo relatar a experiência de discentes do curso de Enfermagem no desenvolvimento de um grupo de gestantes e puérperas, tendo como temática central os exames preconizados no pré-natal. Por meio de relato  de experiência, acerca de uma atividade vinculada ao projeto de extensão intitulado "Mamãe do pampa: grupo de gestantes, puérperas, familiares e acompanhantes na Atenção Primária à Saúde", que tem por objetivo promover atividades de educação em saúde para a população, nas Estratégias de Saúde da Família de um município localizado na Fronteira Oeste do Rio Grande do Sul, por meio de encontros mensais e presenciais. A atividade relatada no presente trabalho foi realizada no mês de junho de 2024, com a participação de duas gestantes e uma puérpera, além de duas agentes comunitárias de saúde, a docente orientadora e seis discentes do curso de enfermagem, sendo um deles bolsista do projeto vinculado. A atividade foi desenvolvida por meio de uma roda de conversa, utilizando um folder informativo, previamente desenvolvido pelos discentes. No material, constavam os exames preconizados no pré-natal e os agravos detectados por cada um deles. Os discentes explanaram sobre as informações disponibilizadas no material e, com isso, verificou-se uma grande troca de experiências entre as gestantes, puérperas e equipe do projeto. As participantes manifestaram orientações transmitidas de forma intergeracional, o que permitiu desmistificar algumas crenças enraizadas e, em alguns casos, equivocadas. A vivência permitiu  levantar diversos questionamentos, que contribuíram para o conhecimento de todos. Além disso, permitiu sensibilizar os discentes sobre a importância das ações de educação em saúde, especialmente em formato dialógico, permitido pela roda de conversa entre a comunidade e os profissionais. Foi possível constatar que ações nessa lógica contribuem para o estabelecimento de vínculos e relações mais horizontais entre pacientes e profissionais, promovendo maior autonomia dos usuários para o autocuidado durante o período gravídico-puerperal.

  • Keywords
  • Enfermagem, Educação em Saúde, Atenção Primária à Saúde, Assistência Pré-Natal
  • Subject Area
  • EIXO 4 – Controle Social e Participação Popular
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