- Author
- Antônio Abeu da Rocha Lima
- Co-authors
- Jéssica Karoline Alves Portugal , Adriana Oliveira da Silva , Joesly dos Santos Tabosa , Manuela Costa dos Santos , Edmaira de Souza Medeiros , Allan Augusto Maciel dos Santos
- Abstract
-
Apresentação: A disciplina de Semiologia e Semiotécnica representa o primeiro contato dos estudantes de enfermagem na assistência ao paciente. Esta disciplina é de extrema importância para a formação dos futuros enfermeiros, pois aborda diversos conteúdos teóricos e práticos, tais como: curativos, sondagem vesical, sondagem nasogástrica e nasoentérica, verificação de sinais vitais, realização de acesso venoso periférico, e entre outros. Desta forma, a participação do acadêmico como monitor pode ser essencial no processo ensino-aprendizagem dos estudantes, além de preparar o aluno monitor para atuação na docência. Neste contexto, este trabalho tem como objetivo descrever a experiência de um acadêmico de enfermagem como monitor na disciplina de Semiologia e Semiotécnica I. Desenvolvimento: Trata-se de um resumo descritivo do tipo relato de experiência, sobre a atuação de aluno monitor. Durante o período da disciplina, houve a participação de 6 alunos monitores, e cada monitor teve a responsabilidade de guiar os alunos nas práticas clínicas, desde exames físicos a procedimentos específicos. Dentre as atividades realizadas, estava o ensino do exame físico completo e específicos, demonstrando técnicas precisas de inspeção, palpação, ausculta e percussão. Foram também realizados a revisão de cálculos de medicamento e diluições de fármacos, assim como práticas em vias de administração, curativo em ferida operatória e infectada, sondagem vesical de alívio e de demora. Ao final das aulas teóricas e práticas, foi realizada uma prova prática de todos os assuntos abordados. Diante disto, os monitores desenvolveram um simulado prévio na intenção de preparar os alunos para a prova prática. Além disso, os monitores prestaram auxílio na aplicação da prova junto as docentes da disciplina para organização do laboratório. Resultados: A prática de monitoria proporcionou aos discentes uma melhor interação com a disciplina, auxiliando no melhor desempenho na Semiologia e Semiotécnica de Enfermagem. Para o discente como monitor, foi possível vivenciar a prática da docência na perspectiva de aluno, atuando em práticas pedagógicas e na facilitação do ensino, tendo grande contribuição para a formação acadêmica. Considerações finais: A monitoria de Semiologia e Semiotécnica de Enfermagem traz aos discentes como monitores, a oportunidade de desempenhar uma série de funções cruciais para o aprendizado e desenvolvimento dos alunos e do próprio monitor, possibilitando a ambos a garantia de uma assistência de enfermagem efetiva. A prática de monitoria em áreas específicas do curso, se torna uma experiência enriquecedora não só para os alunos, como também para o próprio monitor, pois propôs a aprimoração de habilidades de comunicação e trabalho em equipe, além de contribuir de forma significativa para o futuro da enfermagem através da formação de profissionais competentes e dedicados.
- Keywords
- Semiologia e semiotécnica, monitoria, prática clínica
- Subject Area
- EIXO 1 – Educação