Apresentação: O exame clínico objetivo estruturado (OSCE-Objective, Structured, Clinical Examination), é um método que consiste em analisar as habilidades do profissional, além dos conhecimentos que envolve a prática, possibilitando dessa forma avaliar individualmente a competência e desempenho clínico no processo de aprendizagem. O OSCE utiliza-se de um cenário de aprendizado simulado em que os acadêmicos de enfermagem são expostos a um ambiente que desafia seu conhecimento, conduta e habilidade. O Objetivo do presente trabalho é apresentar as contribuições do exame clínico objetivo estruturado para o desenvolvimento e aperfeiçoamento da formação profissional do enfermeiro. Desenvolvimento do trabalho: No dia 04 de janeiro de 2024, no período matutino, os estudantes do quarto semestre do curso de Enfermagem da Universidade do Estado do Pará foram submetidos ao OSCE no laboratório de habilidades da universidade como parte avaliativa da disciplina de semiologia e semiotécnica. A escolha de tal metodologia ativa permitiu uma avaliação pertinente e observação de possíveis dificuldades que poderão ser sanadas a tempo, antes do contato direto e real com pacientes durante a formação profissional. No início do semestre, o professor explicou o funcionamento do OSCE, a duração de cada estação prática e as competências avaliadas. Os discentes foram divididos em grupos com 5 indivíduos, com duração de seis minutos para cada estação: um minuto para leitura do caso clínico e cinco minutos para a execução da prática. Cada estação foi planejada para avaliar diferentes unidades: exame neurológico, exame físico do tórax, exame físico cardíaco, avaliação de feridas e exame físico abdominal. Durante a execução, os alunos, após a leitura do caso clínico realizaram a anamnese e o exame físico em pacientes modelos (atores) e bonecos simuladores, sendo supervisionados por avaliadores com formação profissional em enfermagem. A avaliação dos alunos foi realizada usando um instrumento de análise estruturado e padronizado, com checklists abrangendo desde a lavagem das mãos até procedimentos específicos de cada exame. Na etapa final, os alunos formularam hipóteses diagnósticas com base nas queixas e sintomas observados, relacionando-os com as patologias estudadas. Resultados: A realização do OSCE representou um momento marcante e transformador na trajetória acadêmica dos estudantes de Enfermagem, estabelecendo uma conexão fundamental entre os conceitos teóricos e a prática clínica, preparando-os para enfrentar futuras situações reais no campo da saúde. Uma das principais vantagens do OSCE foi sua capacidade de incentivar a agilidade e a eficácia dos alunos em cenários reais enquanto promovia o desenvolvimento do raciocínio clínico essencial para a tomada de decisões assertivas. Em suma, o OSCE não só foi uma avaliação meticulosa das habilidades clínicas dos alunos, mas também desempenhou um papel fundamental como um meio de crescimento pessoal e profissional. Esta experiência capacitou os acadêmicos com as habilidades essenciais para fornecer cuidados de alta qualidade e promover o bem-estar dos pacientes. Considerações finais: A implementação do OSCE otimizou os estudos, aumentou a autoconfiança e estimulou o raciocínio clínico. O OSCE se mostrou uma abordagem benéfica e com potencial para aprimoramento, visando a excelência na formação de enfermeiros.