O presente trabalho tem como objetivo relatar a experiência de acadêmicos do Curso de Odontologia da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC) em um projeto que integra ensino e serviço, realizado pela UNISC, em parceria com as Secretarias da Saúde e da Educação do município de Santa Cruz do Sul (RS), com a 6ª Coordenadoria Regional de Educação e apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (FAPERGS). Tal projeto de pesquisa visa avaliar as condições de saúde bucal de escolares de 5 e 12 anos de idade, da rede pública (municipal e estadual), urbana e rural, do município de Santa Cruz do Sul, bem como suas necessidades de tratamento odontológico. Além disso, objetiva estimar o impacto de determinantes socioeconômicos, especialmente a insegurança alimentar, e da qualidade da alimentação, na cárie dentária. O planejamento da pesquisa e a aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa da UNISC foram realizados em 2023. A execução do projeto conta com a participação de bolsistas voluntários do Programa UNISC de Iniciação Científica (PUIC), que são discentes do Curso de Odontologia da UNISC, orientados por docentes do respectivo curso. No primeiro semestre de 2024, os acadêmicos participaram de capacitações abordando as condições bucais a serem avaliadas, de acordo com os critérios da Organização Mundial da Saúde e do projeto SB Brasil 2020 (Pesquisa Nacional de Saúde Bucal). Na sequência, os bolsistas voluntários foram treinados para as anotações de exames bucais, os quais estão sendo realizados pelos cirurgiões-dentistas da rede municipal de saúde do município, e para as entrevistas aos escolares de 12 anos de idade. Previamente aos exames bucais, também os cirurgiões-dentistas realizaram treinamento e calibração, através de imagens. Os bolsistas auxiliaram no desenvolvimento de formulários pelo Google Forms, na aplicação de questionário piloto, na elaboração de manuais para orientações para coleta de dados, na aplicação de questionários aos escolares, na digitação em planilhas de Excel dos exames realizados na calibração dos cirurgiões-dentistas e dos questionários aplicados aos escolares. A atuação dos acadêmicos na pesquisa possibilita conhecer diferentes contextos sociais e entender da cárie dentária como uma doença multifatorial, em que a alimentação e condições socioeconômicas impactam diretamente na qualidade de vida relacionada à saúde bucal. Além disso, através dessa pesquisa, os acadêmicos podem aprimorar a comunicação, ao auxiliar os escolares na interpretação das perguntas contidas nos questionários, desenvolver pensamento crítico, trabalhar em equipe, desenvolver senso de responsabilidade social, bem como, compreender a autopercepção dos escolares referentes a sua saúde bucal. A pesquisa reforça a importância de ações de saúde nas escolas, tornando a comunidade mais consciente em relação aos hábitos de alimentação e higiene, que repercutem na saúde geral. Ademais, a participação ativa dos acadêmicos, potencializa a coleta de dados, de maneira confiável e ética, colaborando com a ampliação desse estudo e com a identificação de problemáticas referentes à saúde bucal. Assim, a participação de diferentes atores pode contribuir com o desenvolvimento de ações futuras visando melhorias na saúde bucal da população.