I Encontro Mato-Grossense em Humanização da Saúde, com o Slogan “Cultivando Empatia, Valorizando Vidas e Construindo Mudanças”

  • Author
  • Rosiene Rosa Pires,
  • Co-authors
  • Cássio Fernando Oliveira da Silva , Aurea Kelly de Oliveira Campos , Ciene Conceição da Silva
  • Abstract
  •  

    A saúde é um elemento central para o desenvolvimento humano, social e econômico, constituindo uma importante dimensão da qualidade de vida. Fatores políticos, econômicos, sociais, culturais, ambientais, comportamentais e biológicos podem tanto favorecer quanto prejudicar a saúde (CONASS, 2014). A Organização Mundial da Saúde afirma: “Na saúde, a humanização é definida como a busca pelo melhor atendimento aos pacientes e melhores condições para os trabalhadores, logo, a busca por melhor qualidade nas unidades de saúde”. Assim, com foco na Política Nacional de Humanização (PNH), busca-se pôr em prática os princípios do SUS no cotidiano dos serviços de saúde, promovendo mudanças nos modos de gerir e cuidar. A PNH estimula a comunicação entre gestores, trabalhadores e usuários para construir processos coletivos de enfrentamento de relações de poder, trabalho e afeto, que muitas vezes produzem atitudes e práticas desumanizadoras, inibindo a autonomia e a corresponsabilidade dos profissionais de saúde em seu trabalho e dos usuários no cuidado de si (Ministério da Saúde, 2003).

    Nesse contexto, no dia 9 de novembro de 2023, a Coordenação de Promoção e Humanização de Saúde realizou o I Encontro Mato-Grossense em Humanização da Saúde, com o slogan “Cultivando Empatia, Valorizando Vidas e Construindo Mudanças”. O encontro contou com a participação de serviços reconhecidos nacionalmente, como o PROADI-SUS Cuidados Paliativos do Hospital Sírio-Libanês e o Projeto de Humanização do Hospital das Clínicas de São Paulo, além de valorizar os trabalhos realizados no estado, nos municípios de Cuiabá, Sinop, Sorriso, Lucas do Rio Verde, Nova Xavantina, Nova Mutum, São José do Rio Claro, Peixoto de Azevedo e Cáceres. Esses municípios apresentaram projetos focados na humanização dos pacientes e familiares, em forma de troca de experiências.

    Foram abordados temas como atendimento ao “Grupo Melhor Idade”, CAPS1, confraternização junina para os profissionais do Hospital Regional de Peixoto de Azevedo-MT, ação do Setembro Amarelo casada com o projeto “Eu Posso Fazer a Diferença na Vida de Alguém! – Abraço Aproxima do Coração”, ação do Outubro Rosa, palestras ao público atendido no ambulatório, rodas de conversa com as funcionárias sobre autoexame, exercícios de Kegel e técnica mindfulness. No dia “D”, foram oferecidas consultas gratuitas para funcionárias com médico oncologista e médica ginecologista, coleta de preventivo, exame de mamografia e ultrassonografia, e Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) do Hospital Regional de Peixoto-MT. De imediato, houve a elaboração da cartilha para mamães - PICS HUMANIZA SUS, projeto Toquinha do Amor e Projeto Idoso Ativo e Feliz.

    Um dos pontos altos do encontro foi divulgar o trabalho desenvolvido por muitos municípios de Mato Grosso através de diversos projetos que aplicam os princípios e diretrizes da Política Nacional de Humanização, como o acolhimento qualificado, a criação de ambientes favoráveis para a saúde física e psicossocial, a valorização do trabalhador e a clínica ampliada nas condutas terapêuticas. Tudo isso ocorreu em um encontro on-line com carga horária de 8 horas e mais de 1000 visualizações durante o evento, levando conhecimento a inúmeros profissionais de saúde e incentivando a implementação de muitos outros projetos humanizados.

  • Keywords
  • Humanização em Saúde, Relação Usuário-Família-Profissional de Saúde, Política Nacional de Promoção da Saúde (PNPS) e Política Nacional de Humanização (PNH).
  • Subject Area
  • EIXO 1 – Educação
Back