O TDAH e a Clínica Ampliada em Saúde: que articulações podem ser tecidas? um relato de estudantes universitários sobre a produção de cuidado nessa perspectiva

  • Author
  • Luana Hofstätter Eidelwein
  • Co-authors
  • Diego Paulo Sotoriva , Carolina Teles Curioni , Elisângela Mara Zanelatto
  • Abstract
  • O Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) é um transtorno do neurodesenvolvimento que tem sido cada vez mais discutido, uma vez que a sua prevalência tem aumentado significativamente nos últimos anos e os sintomas têm sido evidenciados em diferentes contextos:  escola,  clínica, bem como em serviços de saúde públicos. Torna-se fundamental que os profissionais de saúde em formação tenham conhecimento sobre o TDAH e suas interfaces, para que consigam prestar o cuidado ao usuário de forma a considerar os preceitos da Clínica Ampliada em Saúde (CAS). Objetivo: O objetivo deste trabalho é relatar uma proposta de aula realizada no componente curricular de Seminário I - Clínica Ampliada em Saúde, do curso de Psicologia de uma Universidade Comunitária do Vale do Taquari/RS, para a compreensão dos estudantes sobre o TDAH em articulação com a CAS. Desenvolvimento: A aula em formato de seminário foi organizada por um grupo de estudantes do 9º semestre do curso, que escolheu a temática por ela estar vinculada e atravessada as práticas encontradas em seus campos de estágio curricular específico. Assim, a metodologia da aula foi pensada de modo a permitir um processo de estudo do tema e articulação com as experiências. Para a sensibilização da turma, a aula foi composta de dinâmicas que estimularam a empatia em relação aos sintomas de quem possui o transtorno, aliada a utilização de recurso audiovisual, leitura de artigo sobre a relação do TDAH com as políticas públicas, discussão acerca do aumento do diagnóstico e as questões sociais que envolvem o transtorno. Para além disso, as discussões abordaram como os princípios da CAS podem ser articulados para um cuidado humanizado aos usuários que possuem TDAH, destacando a relevância da escuta atenta e ativa, do olhar para o sujeito e seu contexto e não exclusivamente para o diagnóstico, da articulação com as diferentes possibilidades de tratamento e o vínculo como norteador do cuidado. Resultados: Percebeu-se que a turma se envolveu nas discussões propostas e conseguiu articular o tema do TDAH com a Clínica Ampliada em Saúde, compreendendo que ela abrange um cuidado que se faz para além do que está posto, colocando o profissional de saúde em um papel crítico e reflexivo sobre a sua atuação diante das psicopatologias. Acredita-se que essa intervenção auxiliou os estudantes a articular a discussão sobre a complexa tarefa de construção de um diagnóstico e os preceitos de cuidado propostos pela CAS no percurso formativo. Considerações finais: Dessa forma, considera-se que a metodologia e a temática propostas foram uma prática inovadora para a formação de futuros profissionais que irão atuar no Sistema Único de Saúde, colocando em pauta uma demanda de cuidado que será vivenciada na prática profissional.

  • Keywords
  • TDAH. Políticas Públicas em Saúde. Sistema Único de Saúde.
  • Subject Area
  • EIXO 1 – Educação
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