Integração do PSE na Formação Médica: Relato de Experiência na Avaliação da Saúde Ocular de Crianças da Rede Municipal de Ensino

  • Author
  • FELIPE DE LIMA TORRES
  • Co-authors
  • KAMILLY DE OLIVEIRA ARAÚJO , MARCELO JAMAL BARROS , MURILO OBERDAN DOS SANTOS GOUVEIA , RAYANE SCARATTI CAMPIOLO , SAMARA GONÇALVES PEREIRA , THINA TANY FERREIRA VIEIRA , GRACIELA SOARES FONSÊCA
  • Abstract
  •  

    Apresentação: Na fase escolar, as crianças desenvolvem atividades intelectuais e sociais que exigem uma boa acuidade visual. A avaliação das condições oculares faz parte da atenção integral à saúde desde o nascimento, sendo realizada pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS) durante o acompanhamento do crescimento e desenvolvimento infantil. O Programa Saúde na Escola (PSE), existente desde 2007, é uma política intersetorial que possibilitou a realização dessa avaliação pelos acadêmicos do segundo ano do curso de Medicina da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), dentro do componente curricular de Saúde Coletiva IV. O objetivo deste trabalho é relatar a aplicação do teste de Snellen para avaliar a acuidade visual de crianças em uma Escola Básica Municipal (EBM) em Chapecó, Santa Catarina, que permitiu a detecção de possíveis problemas e encaminhamentos para diagnóstico e tratamento adequados. Desenvolvimento: Sob orientação docente, os estudantes realizaram duas visitas à EBM. A atividade envolveu a aplicação do teste de Snellen, um método que utiliza uma série de números ou símbolos de tamanhos variados para avaliar a acuidade visual. Antes da aplicação, houve uma breve capacitação sobre o uso do teste e a interpretação dos resultados. A execução ocorreu na biblioteca da escola, onde as crianças, desde a fase pré-escolar até o 4º ano do ensino fundamental, foram medidas e pesadas individualmente para registrar suas alturas e pesos antes do exame. Durante a execução, os acadêmicos se apresentavam, explicavam e demonstravam o que iriam fazer. Os dados foram anotados em fichas específicas, nas quais os acadêmicos também registraram os sinais e sintomas apresentados por cada criança. Em seguida, todas as informações coletadas foram organizadas em planilhas eletrônicas e compartilhadas com a gestão escolar e com a gestão da Atenção Básica do território para adoção das medidas pertinentes. Resultados: Participaram um total de 77 crianças matriculadas no turno vespertino. Os resultados preliminares indicaram que 40,25% das crianças apresentaram alguma dificuldade visual. Foi constatada baixa acuidade visual em 12 crianças do sexo feminino (15,58%) e 13 crianças do sexo masculino (16,88%), não havendo diferença expressiva quanto ao sexo. Além disso, foram observados sinais e sintomas que indicam a necessidade de atenção especial em cerca de 7,79%, devido a alterações como lacrimejamento, inclinação persistente de cabeça, estrabismo, cefaleia, testa franzida ou olhos semicerrados, constatadas durante o teste de Snellen. Considerações Finais: A experiência proporcionou aos acadêmicos a aplicação prática dos conhecimentos teóricos adquiridos sobre o PSE. A realização do teste em crianças da EBM favoreceu a detecção precoce de possíveis problemas, reforçando a importância das ações de saúde coletiva e prevenção para a garantia de uma saúde integral, contribuindo para melhorar o desempenho escolar e qualidade de vida das crianças. A continuidade das ações de promoção da saúde possibilita o encaminhamento para consultas especializadas, em que as crianças com diminuição da acuidade visual  poderão receber o diagnóstico e o tratamento necessários. Também foi possível perceber que esse tipo de experiência contribui para conscientizar pais e educadores sobre a importância da saúde ocular para o desempenho escolar e social das crianças.

  • Keywords
  • Saúde na Escola, Saúde da Criança, Saúde Ocular, Saúde Coletiva, Formação Médica, Cuidado em Saúde.
  • Subject Area
  • EIXO 1 – Educação
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