Apresentação: A Iniciação Científica (IC) é um programa que visa a compreensão mais profunda, que conecta teoria e prática em uma determinada área de atuação, durante este momento os graduandos ingressam no mundo da pesquisa científica. Tais alunos são supervisionados por docentes, responsáveis ??pela orientação e o apoio à pesquisa científica,fomentando o pensamento crítico e o raciocínio científico, ampliando conhecimentos.A iniciação científica é considerado um diferencial na trajetória profissional dos estudantes, pois constitui condição básica para ingresso no espaço de atuação, formação e orientação de pesquisa no ambiente institucional.
Através deste tipo de programas, os graduandos possuem a oportunidade de encorajar a procura por temas relevantes visando a construção da sua qualificação acadêmica e de continuar a estudar de forma a potencializar os seus interesses e a sua formação para o progresso da ciência, tornando-os melhores cientistas adquirindo qualificação profissional, proporcionando a capacidade de refletir sobre sua prática.
Por estas razões este trabalho tem como objetivo relatar a experiência da graduanda e o quanto a iniciação científica a inspirou continuar a ser pesquisadora através do programa de pós-graduação.Metodologia Trata-se de um relato de experiência de uma graduanda de enfermagem sobre as vivências durante seus três anos e meio em que foi bolsista vinculada a pesquisa intitulada: O uso de substâncias psicoativas e emoções presentes na vida de adolescentes escolares do ensino fundamental em tempos de distanciamento social. Pesquisa que foi realizada com adolescentes escolares, com a faixa etária de 12 á 18 anos, devidamente matriculados no ensino fundamental de uma escola do município do Rio Grande do Sul. A inserção da graduanda na pesquisa foi no segundo semestre de 2019 até 2023. Durante este período a pesquisa proporcionou capacitações sobre revisões de literaturas, buscas nas bases de dados, escrita científica, coletas de dados, construção de bancos de dados, utilização de softwares na análise dos dados, construções de artigos científicos. Resultados: As experiências oferecidas durante a atuação da graduanda na pesquisa foram relevantes para a construção do futuro profissional. Durante a realização das etapas, foi demonstrado a relevância da inserção dos profissionais e alunos da enfermagem na ciência, visto que a saúde e os indivíduos estão em constante modificação. As capacitações ofertadas pela Orientadora da pesquisa auxiliaram na ampliação da visão sobre as pesquisas, mostrando como realizar revisões de maneira coerente e correta. Tais dados elencados nas revisões são de suma importância, pois visam fomentar a pesquisa de campo. Outra capacitação pertinente à graduanda, foi como coletar os dados e aplicar os instrumentos corretamente que não interfiram nos resultados para que a fomentação da pesquisa geral não seja prejudicada. A experiência com a coleta presencial foi de grande valia e incentivou a graduanda a tornar-se bolsista da pesquisa, pois tal oportunidade instigou a continuar após sua formação a construção de sua caminhada na pós graduação. Houve obstáculos nas coletas, pois os adolescentes que eram a população alvo tinha dificuldades em aderir a participação da pesquisa, mas nada que uma explicação e ações sobre o assunto não auxiliassem neste requisito. Tais ações foram feitas através da informação, demonstrando a população alvo sobre a significância da pesquisa, e o seu objetivo que consistia na ampliação, modificação e criação de políticas que fossem abrangentes para a população. Conforme vão sendo concluídas as etapas do processo construtivo da pesquisa, se consegue visualizar durante a criação do banco de dados e na análise, o quanto as pesquisas são determinantes na saúde dos indivíduos e na construção de políticas que fazem a diferença nas comunidades e sociedade do país. Durante a análise dos dados problemas são elencados, tornando-se um norteador para ações sociais. Para a graduanda esta etapa foi uma superação, pois a mesma precisou receber uma capacitação para utilizar um Software chamado IRAMUTEQ, que auxiliou na compreensão sobre os dados e não deixou sofrer qualquer interferência do pesquisador. Após a análise a graduanda recebeu autorização da pesquisadora e orientadora para utilizar um recorte da pesquisa ampla na construção do seu Trabalho de Conclusão de Curso(TCC). Durante a apresentação do trabalho, a graduanda ficou ainda mais motivada em continuar na pesquisa científica. A cada construção de artigos pode ser apreendido que o retorno sobre os dados são relevantes, pois são ferramentas norteadoras para modificações, ajustes e orientações para os profissionais da saúde em geral e nas atualizações de políticas eficazes e equânimes para a população. Cada passo seguido foi recompensador e incentivador para prosseguir o caminho do mestrado. Tornando se uma realidade positiva na vida acadêmica e profissional da graduanda. No presente momento depois de ser adquirido a iniciação científica, a mestranda continua ativa neste mesmo projeto, pois consegue visualizar as fragilidades, necessidades e urgências que a juventude vem tentando superar nestas últimas décadas. Sendo negligenciados, principalmente após o período pandêmico que demonstrou agravos nos adolescentes, e que pode ter sofrido agravamentos piores após esta crise climática em que o Rio Grande do Sul foi submetido. A paixão foi arrebatadora pela pesquisa e por esta população, parte desta determinação a graduanda é imensamente grata a pesquisadora e orientadora do projeto, que proporcionou a oportunidade, além de incentivar e motivar seus graduandos, mostrou que os graduandos possuem capacidade de serem grandes pesquisadores e enfermeiros capacitados para o ofício. Mais oportunidades deveriam ser ofertadas aos graduandos de enfermagem, porque a iniciação científica é relevante, não somente para caminhada acadêmica, mas para vivência profissional e acentuar a importância das atualizações, capacitações e Educação continuada.Considerações Finais: A iniciação científica é considerada uma experiência relevantes e promissora, pois incentiva, instiga e transforma a formação do graduando de enfermagem, auxiliando na construção do futuro profissional e pesquisador. Além de ser um incentivador a aprofundar os conhecimentos da pesquisa na pós -graduação. Aprender sobre cada etapa da pesquisa, foi relevante no crescimento acadêmico pois proporciona ensinamentos de como construir, executar e dar retorno sobre pesquisa, demonstrando a importância da ciência no planejamento de ações sociais e Políticas abrangentes para a população. O único sentimento que fica sobre a experiência é gratidão, porém seria importante se todos os acadêmicos pudessem ter a oportunidade de adquirir estes conhecimentos durante a formação.