METODOLOGIAS ATIVAS NA FORMAÇÃO EM SAÚDE: RELATO DE EXPERIÊNCIA

  • Author
  • Sílvia Maria Farias dos Santos
  • Co-authors
  • Greice Nara Viana dos Santos , Greice Nivea Viana dos Santos , Juliana Farias Vieira , Luana Almeida dos Santos , Keyla Pereira Tiago , Sheyla Mara Silva de Oliveira , Juracy Rocha da Silva , Irlaine Maria Figueira da Silva , Franciane de Paula Fernandes
  • Abstract
  •  

    Apresentação: O preceptor desempenha um papel importante na formação profissional na área da saúde. Ele atua como mediador entre a teoria e a prática, instigando nos alunos as competências e habilidades necessárias para atuarem de maneira adequada. Sua orientação busca assegurar a eficiência nos serviços de saúde e promover a humanização da assistência. A escolha da metodologia a ser utilizada pelo preceptor é determinante para o envolvimento do aluno durante a atividade. O objetivo deste relato é descrever a experiência vivenciada por uma enfermeira preceptora na utilização de metodologias ativas. Desenvolvimento do trabalho: Relato de experiência sobre a atuação de uma enfermeira preceptora durante o Curso Técnico de Agente Comunitário de Saúde, realizado em parceria com o Ministério da Saúde e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), no município de Santarém-PA. A atividade de preceptoria ocorreu entre janeiro e outubro de 2023. Resultados: Durante uma das atividades práticas, a preceptora observou a dificuldade dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) em abordar e compreender os níveis de determinação social conforme o esquema de Dahlgren e Whitehead. Para sanar essa dificuldade, a preceptora decidiu utilizar uma metodologia ativa, empregando o uso da pintura livre. Foi disponibilizada uma cartolina e pincéis coloridos aos ACS, e solicitado que realizassem um desenho abordando os determinantes sociais em saúde associados à vivência observada no território em que trabalham. Em seguida, foi realizada uma roda de conversa para que cada profissional apresentasse seu desenho. Cada desenho refletia um caso vivenciado na prática profissional, no qual os determinantes sociais influenciaram no processo saúde e doença do indivíduo. Com isso, foi possível observar que os alunos entenderam o que são determinantes sociais e sua importância no contexto das atividades desenvolvidas pelos ACS na atenção primária à saúde. A abordagem facilitou a compreensão dos agentes sobre como esses determinantes influenciam a saúde da população assistida por eles. Considerações finais: A partir da experiência profissional vivenciada pela preceptora em relação à utilização de metodologias ativas, fica evidente que o uso da pintura se mostrou eficiente e eficaz. Isso porque possibilitou visualizar de forma concreta a realidade do território onde cada ACS está inserido.

     

     

  • Keywords
  • Preceptor, determinantes sociais, metodologias ativas
  • Subject Area
  • EIXO 1 – Educação
Back