Apresentação: O estágio docente é uma atividade obrigatória do curso de mestrado em Enfermagem em Saúde Pública e Epidemiologia de Doenças na Amazônia na Universidade do Estado do Pará. Foi realizada uma atividade conhecida como júri simulado com a turma de enfermagem do primeiro semestre da mesma universidade. Esta atividade teve como objetivo explorar temas complexos de saúde de maneira interativa e dinâmica, promovendo o engajamento e o aprendizado dos estudantes. Objetivo: avaliar o impacto do júri simulado como metodologia de ensino na compreensão dos estudantes de enfermagem sobre a anemia falciforme. Desenvolvimento do trabalho: Trata-se de um método do tipo relato de experiência sobre a vivência de uma acadêmica do curso de mestrado em enfermagem na data 09/05/2024, onde foi possível acompanhar a turma de graduação em enfermagem do primeiro semestre na atividade educativa proposta. A dinâmica do júri simulado envolveu a divisão da turma de 30 alunos em três equipes: uma equipe defendendo o caso da paciente com histórico da patologia anemia falciforme, outra defendendo os profissionais e o hospital que prestou assistência, e uma terceira equipe atuando como o júri, no qual faria a decisão final da equipe vencedora. Cada equipe teve a responsabilidade de pesquisar e preparar argumentos fundamentados em evidências científicas e práticas de saúde. A atividade abordou a temática da anemia falciforme, incluindo aspectos de tratamento, assistência em saúde e desfechos de casos. Resultados: Durante a simulação, a equipe que defendeu os profissionais e o hospital apresentou argumentos didáticos e comprovações plausíveis, sendo declarada vencedora. A atividade permitiu aos estudantes explorar profundamente a anemia falciforme, discutir diferentes perspectivas e desenvolver habilidades críticas e argumentativas. A interação entre os grupos e o engajamento na defesa dos seus respectivos pontos de vista proporcionou uma experiência rica e educativa. Os estudantes demonstraram um bom entendimento sobre a anemia falciforme e foram capazes de aplicar os conhecimentos teóricos na simulação prática. A atividade não só facilitou a compreensão dos aspectos clínicos e assistenciais da doença, mas também incentivou o trabalho em equipe, a pesquisa e a capacidade de argumentação. Considerações finais: O júri simulado realizado no estágio docente proporcionou uma experiência educativa significativa tanto para os estudantes de enfermagem quanto para o acadêmico do curso de mestrado. Através dessa metodologia, foi possível abordar de maneira aprofundada a temática da anemia falciforme, observar o desempenho dos alunos e fomentar um ambiente de aprendizado dinâmico e interativo. A experiência demonstrou ser uma abordagem eficaz para o ensino de temas complexos em saúde, contribuindo positivamente para a formação dos futuros profissionais de enfermagem.