Apresentação: A coleta de dados torna-se uma etapa fundamental nas pesquisas, a qual segue procedimentos e técnicas para que o produto final garanta rigor metodológico, confiabilidade e validade. Em razão disso, realiza-se capacitações, testes e orientações necessárias para que os entrevistadores sigam a metodologia do estudo. Tendo em vista a coleta de dados em municípios do Rio Grande do Sul, para avaliação dos serviços de saúde mental infantojuvenil, entrevistar crianças, familiares e profissionais possui potencialidades e desafios, no que tange aos procedimentos de coleta de dados. Diante do exposto, o presente estudo tem como objetivo relatar a experiência da coleta de dados em 28 centros de atenção psicossocial infanto-juvenil. Metodologia: Trata-se de um relato de experiência de uma entrevistadora voluntária acerca da coleta de dados de um projeto de pesquisa, o qual ocorreu nos anos de 2018 a 2019 em 28 municípios do Rio Grande do Sul. Resultados: A coleta de dados quantitativos iniciou em dezembro de 2018,conforme o aceite pela Secretaria Municipal de Saúde de cada município. O primeiro CAPSi piloto foi o do município de Pelotas, após foram os CAPSi dos municípios de Rio Grande, São Lourenço e Caxias do Sul. Em 2019 continuaram as coletas quantitativas nos municípios de: Rio Pardo; Sapucaia do Sul; Canoas; Esteio; Alegrete; Passo Fundo; Cruz Alta; Santa Cruz; Gravataí; Vera Cruz; Guaíba; Bento Gonçalves, Lajeado, Ijuí e Novo Hamburgo. O procedimento para a coleta de dados ocorreu em três momentos, o qual era realizado a capacitação dos entrevistadores voluntários da graduação e pós-graduação dos cursos de enfermagem, psicologia e terapia ocupacional. Tendo como objetivo conhecer o instrumento de coleta, aplicação e compreensão do mesmo, informações do serviço e metas a serem alcançadas. A pesquisa possui três instrumentos de coletas, sendo aplicado em crianças e adolescentes, familiares, além do questionário autoaplicável dos profissionais do serviço. Após a realização da capacitação os entrevistadores eram divididos em duplas ou trios, que eram definidos de acordo com o espaço que o serviço disponibiliza. No segundo momento era marcado um dia para os entrevistadores irem até a faculdade de enfermagem para receberem o material necessário para coleta de dados. A dupla recebia kits de coleta para que facilitasse a realização da pesquisa. Além disso, no dia da entrega dos materiais, era entregue os documentos da estadia, incluindo nome do hotel, voucher do pagamento, mapa explicando onde ele estava localizado de acordo com o desembarque de cada cidade, dinheiro necessário para alimentação e deslocamento dos estudantes dentro dos municípios. A coleta aconteceu durante uma semana, que era agendada antecipadamente com o município e a equipe ficava previamente avisada da presença dos coletadores no serviço. A comunicação era realizada por uma aluna da pós-graduação que era quem fazia todos os contatos necessários com o serviço, tanto para apresentar a pesquisa, mas também para indicação de estadias dos entrevistadores, e qualquer intercorrência que pudesse acontecer. Cada município teve a mesma meta de coletas, em uma semana, coletar 30 questionários de familiares das crianças ou adolescentes usuárias do CAPSi, 15 questionários de crianças usuárias do CAPSi de 6 a 11 anos incompletos, 15 questionários de adolescentes usuários do CAPSi entre 12 a 17 anos incompletos, e de todos os profissionais ativos do CAPSi. No município de Bento Gonçalves não foi possível alcançar a meta devido ao baixo fluxo de usuários no serviço, e o período que antecedeu as festas de final de ano, o que fez com que muitos usuários estivessem fora da cidade. Ao retornar do campo, já se deixava pré-agendado um dia e horário para a entrega dos materiais utilizados. Sendo realizada a conferência dos questionários, como quantidade e as codificações, na qual a codificação das questões fechadas era realizada pelos entrevistadores no período de coleta. Após a conferência eles eram armazenados para posteriormente ser realizada a digitação destes dados no EPI-INFO. Algumas dificuldades se fizeram presentes durante a realização da pesquisa, incluindo o acesso aos municípios para apresentação da pesquisa, os trâmites necessários para obter o aceite do mesmo e o fechamento de uma data em que a presença dos entrevistadores e os procedimentos para a coleta não fossem interferir na dinâmica do serviço. Outrossim, a coleta possui seus contratempos e adversidades, o qual se tratando de crianças e adolescentes, o tamanho do instrumento de coleta requer tempo e a atenção do entrevistado, sendo um fator limitante a depender das condições psíquicas dos participantes, da disponibilidade dos familiares e do tempo necessário para realizar a entrevista, visto que a pesquisa não atrapalhe a rotina de atendimentos dos usuários no serviço. O tempo de coleta e as metas a serem alcançadas possuem dificuldades de serem vencidas dependendo da dinâmica e perfil do serviço.Salienta-se as potencialidades da coleta, a qual a recepção e acolhimento dos entrevistadores pelo serviço foi essencial para uma coleta de dados com qualidade, garantindo um local reservado dentro do serviço para a entrevista, respeitando a rotina, sendo evidenciado constantemente o perfil do serviço, o qual foi realizado uma busca ativa pelos profissionais para obter a participação dos usuários e familiares, além de visitas domiciliares acompanhadas da equipe. Diante da coleta de dados nos 28 municípios foi possível conhecer o contexto, a rotina, o perfil, a cultura e a dinâmica de cada serviço. A experiência de participar na coleta de dados, instiga a continuar no caminho da pesquisa, pois a ciência é um instrumento fundamental para criação e modificações de políticas públicas. Todos os estudantes da área da saúde deveriam ter a oportunidade de se envolver nas etapas da pesquisa, principalmente a coleta de dados, que viabiliza conhecer o indivíduo no contexto que está inserido. Considerações finais: Considera-se a participação na coleta de dados uma experiência rica em aprendizados, o qual a inserção em atividades de pesquisa proporciona ampliar o conhecimento na temática em estudo e obter contato com métodos e procedimentos científicos, buscando habilidades de análise crítica, autonomia e responsabilidade. Além disso, estimula a seguir na caminhada científica, proporcionando o contato com orientadores, pós-graduandos e profissionais dos serviços, o qual contribui para a socialização profissional, compreensão do campo científico e incentivo ao seguimento na carreira acadêmica.