DIAGNOSTICO SITUACIONAL DO TERRITÓRIO E IMPACTOS NA FORMAÇÃO MÉDICA, UM RELATO DE EXPERIÊNCIA.

  • Author
  • Alcindo Abrantes da Silva Neto
  • Co-authors
  • Sérgio Márcio Dantas Maniçoba Filho , Ana Catarina Barbalho da Silva Soares , Luisiane de Avila Silva
  • Abstract
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    Introdução: A idealização mais comum de território é a delimitação geográfica de um espaço por divisões administrativas formando bairros, cidades, estados e países. Porém, o território não se resume a divisão de espaço, mas pela ideia de posse, domínio e poder, correspondendo ao espaço geográfico socializado. Além disto, a localização das populações é resultado da história da apropriação e ocupação do território, somado as circunstância de vida impostas. Objetivo: Elaborar diagnostico situacional do território aérea da Unidade de Saúde da Família Jardins, no município de Cabedelo (PB). Método: Trata-se de um estudo do tipo relato de experiência, para demonstrar a vivência dos discentes de Medicina da AFYA FCM na elaboração de diagnostico situacional do território aérea da USF localizada na região metropolitana de uma capital nordestina através de caminhadas no território adscrito da USF e acompanhamento das atividades laborais dos profissionais da referida unidade. Resultados: Foi possível verificar os atores potentes do território que são atenuantes ou agravantes no processo de adoecimento da população local, como escolas, praças, segurança pública e saneamento básico, ampliando assim, a compressão do conceito de saúde, onde o meio ambiente é condicionante do processo saúde e doença. Soma-se a isso, os discentes vivenciaram o funcionamento da Atenção Básica no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), em buscas ativas e visitas domiciliares dos Agentes Comunitários de Saúde, atendimento pré-natal com a enfermagem, triagem de patologias crônicas e encaminhamentos a níveis de atendimento mais complexos. Além de, avaliar a percepção dos usuários sobre a qualidade do atendimento da USF através de entrevistas não estruturadas. Considerações Finais: Os discentes envolvidos no projeto vivenciaram a experiência da realização do diagnostico situacional do território, aprendendo como é realizado a coleta de dados, o processamento deste, chegando ao resultados do diagnostico que subsidia o planejamento das ações da atenção básica. Além disto, a vivência com os usuários e profissionais de saúde da USF foi possibilitado aos discentes desenvolverem/aprimorarem aptidões interpessoais de extrema relevância na prática médica de excelência como, comunicação efetiva, escuta ativa e adaptabilidade.

  • Keywords
  • Atenção Básica; Territorialização da Atenção Primária; Formação Médica.
  • Subject Area
  • EIXO 1 – Educação
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