Apresentação: A inserção da Psicologia no Sistema Único de Saúde (SUS) é um campo de conhecimento vasto que visa fomentar estratégias de ações amplas no cuidado da população. Dentro dessa proposta, a Unidade Básica de Saúde (UBS), conhecida popularmente como “posto de saúde” aparece enquanto campo privilegiado de expansão dos conhecimentos na área, para além do entendimento clássico do trabalho do psicólogo em consultório. Nessa abordagem, o estágio curricular obrigatório aparece como uma ferramenta de inserção dos estudantes em atividades dentro da Atenção Primária, sob a supervisão de um preceptor, que visam expandir o entendimento da saúde fora dos limites biomédicos. Entre as experiências realizadas, este relato irá abordar a criação de uma brinquedoteca na sala de espera da UBS. O espaço lúdico foi pensado, em equipe, como forma de incluir as crianças e os pais no cuidado em saúde. Na falta de uma área específica para crianças, uma parte da UBS foi utilizado como cenário de aprendizagem com brinquedos (doados pela própria população, estudantes e trabalhadores) que eram compartilhados em atividades como pintura, desenho, música e teatro, entre as crianças. Método do estudo: O grupo formado, em média, por 5 (cinco) acadêmicos do 8 (oitavo) semestre de psicologia de uma Escola de Ensino Superior da Amazônia, que tinha parceria de estágio com a Secretaria Municipal de Saúde de Belém/PA, realizava, sob a orientação da psicóloga preceptora, uma vez por semana, atividades lúdicas na UBS com temas em saúde voltados para a prevenção de doenças para o público de infantil que estivesse aguardando, devidamente autorizadas pelos pais presentes. Não havia critério prévio de inclusão e a atividade era aberta e gratuita. A experiência durou seis meses. Resultados: A utilização do brincar como um componente fundamental do desenvolvimento humano sensibilizou para a importância de ações voltadas para o público infantil, muitas vezes deixado em segundo plano na UBS. Auxiliou, também, na organização da sala de espera otimizando o serviço ao promover a socialização infantil e evitando aglomeração nas portas de consultório. Os brinquedos, ao serem compartilhados, estimulavam o cuidado, a cooperação e a construção de vínculos. Considerações Finais: A criação da brinquedoteca pôde promover um maior envolvimento dos alunos com o campo de estágio, aprimorando a interação e engajamento social, bem como permitiu aos sujeitos envolvidos na atividade um maior vínculo, tornando à ida à UBS um momento mais agradável para todos os envolvidos. Dificuldades de ação: a falta de material disponibilizado pelo serviço público, que depende de doação para ser realizado. Possibilidades; melhoria do serviço mediante condições e capacitação profissional permanente.