Saúde sexual e reprodutiva como estratégia de promoção de saúde no ambiente escolar: um relato de experiência

  • Author
  • LIVIANI MARQUES PALHETA
  • Co-authors
  • LIVIA MARQUES PALHETA , JAQUELINE SOUZA CHAGAS , THAYSE MORAES DE MORAES
  • Abstract
  • INTRODUÇÃO: A adolescência é um período da vida humana, momento onde acontece mudanças fisiológicas e psicológicos, construção de valores morais e até no seu ambiente de convivência, todos esses aspectos influenciam dentro da adolescência, inclusive a sexualidade. No Brasil o jovem adolescente, inicia sua vida sexual sem orientação e com conhecimentos restritos, o que pode ocasionar muitos casos de infecções sexualmente transmissíveis (IST), e altas taxas de gravidez na adolescência, um problema de saúde pública para ser sanado e que tem ações, recursos e programas voltados à saúde dos adolescentes como o Programa Saúde na Escola (PSE) de 2007, pelo decreto n º 6.2286/2007, objetiva levar saberes e ações relacionadas à saúde de prevenção, promoção e atenção à saúde, dentre esses assuntos, podemos destacar o diálogo sobre a saúde sexual, assunto de bastante repercussão na vida dos adolescentes, que por meio do acesso a informações corretas de práticas sexuais seguras, e consequentemente, menor risco de exposição a infecções sexualmente transmissíveis. OBJETIVO: Relatar a experiência vivenciada pela realização de círculos de cultura sobre saúde sexual e reprodutiva para adolescentes na escola, embasada na educação popular em saúde. DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO: Esta pesquisa acadêmica faz parte do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) Forma Pará, a pesquisa é aplicada por discentes da Universidade Estadual do Pará do Curso Bacharelado em Saúde Coletiva, realizado na Escola Estadual de Ensino Médio Prof.ª Antônia Rosa com os alunos do 3° da tarde, no município de São João da Ponta/ Pa. A Educação Popular aproximou para conhecer o grupo de adolescentes, considerando suas particularidades, o coletivo e seus valores, crenças e sua realidade na comunidade, visando um alcance positivo. Foi realizado três encontros, sendo apresentações com auxílio de slides e materiais visuais e ao final de cada encontro acontecia uma dinâmica para fixar os novos aprendizados. O encontro destacou como tema os “Direitos Sexuais e Reprodutivos e prevenção do HIV; o encontrou tratou a temática “Gravidez na adolescência, ciclo menstrual e a liberação de espermatozoides; o encontro visou “Saúde Sexual de Adolescência, mudanças fisiológicas/PCCU/ métodos contraceptivos/ IST - Sífilis e Herpes. RESULTADOS: Os jovens participantes são da faixa etária de 16 a 19 anos, turma com 17 alunos frequentadores da escola, sendo 6 meninas e 9 meninos. Inicialmente a turma se mostrou tímida e com pouca participação ativa nas conversas com os professores presentes, depois sem a presença dos mesmos as vozes dos adolescentes começaram fluir, nos encontros seguintes emergiam dúvidas e o relato de experiências pessoais por parte dos adolescentes aconteceram levemente e com segurança nos diálogos. Assim, percebeu-se a presença de informações incipientes e equivocadas relacionadas a sexualidade, desconhecimentos sobre seus direitos e até os cuidados adequados sobre as ITS’s, além de várias indagações sobre os métodos contraceptivos. CONSIDERAÇÕES FINAIS: A Educação Popular proporciona um aprendizado mútuo na interação que foi construída e, principalmente, oportuniza o fomento de novos saberes compartilhados, o que pode proporcionar um impacto relevante nas futuras decisões sobre à saúde sexual dos adolescentes. 

  • Keywords
  • adolescência, educação popular, sexualidade, ist
  • Subject Area
  • EIXO 4 – Controle Social e Participação Popular
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