Apresentação: O Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET Saúde) é um instrumento governamental intersetorial com propósito de favorecer o ensino superior e o sistema de saúde, inserindo discentes no trabalho em saúde. Busca atender preferencialmente a atenção básica. Foz do Iguaçu é uma cidade localizada na região Oeste do estado do Paraná, na fronteira com Paraguai e Argentina. Entendendo a importância do Agente Comunitário de Saúde, foram ofertadas oficinas educativas sobre temas propostos pelos profissionais de saúde da UBS do bairro Cidade Nova. O profissional ACS tem como seu ambiente de trabalho o território que a Unidade de Saúde está inserida. Favorecer as práticas do ACS é promover uma maior efetividade da APS. Entendendo as possibilidades de incrementar as ações dos ACSs e inserir discentes no contato com esses profissionais, o presente trabalho objetivou promover oficinas que atendam as demandas de educação permanente dos Agentes Comunitários de Saúde. Desenvolvimento do trabalho: A partir de reuniões entre os discentes, orientadores e preceptores do PET Saúde; foram desenhadas as atividades a serem realizadas com os ACSs. Foram promovidas 3 oficinas, a primeira, uma conversa entre discentes e trabalhadores, que possibilitou o entendimento de quais seriam as demandas dos profissionais ACSs; a segunda abordou a importância desse profissional na saúde mental da Comunidade; por fim, a última tratou sobre a condição da saúde mental desse profissional, com foco no adoecimento por burnout e orientação para tratamento e busca de auxílio. Resultados: Após a realização da primeira oficina, ficou clara a necessidade de se tratar a saúde mental dos profissionais de saúde. Um dos claros efeitos positivos das oficinas foi a possibilidade de troca de experiência entre os profissionais da UBS, que revelaram angústias, dificuldades e potencialidades na atividade de ACS. A discussão se mostrou positiva, avançando a racionalidade do conteúdo proposto e favorecendo uma ação dialógica entre os discentes, encarregados da ministração das oficinas e os ACSs. As oficinas se mostraram proveitosas, além de levarem com certo sucesso o conteúdo, inseriram os alunos de maneira realista nas atividades dos Agentes. Considerações finais: É importante confrontar as orientações dadas para o tratamento e as condicionantes sociais da comunidade de trabalhadores. As ações de educação permanente devem ser dialogadas e avançar a lógica cientificista e padronizadora de conteúdos fundamentalmente técnicos.