Construindo saber durante a formação de Enfermeiros.

  • Author
  • BRUNO SANTOS MOREIRA
  • Co-authors
  • Luzia da Conceição de Araujo Marques , Roberta Ribeiro Loureiro Pinto , Juliane Fernanda Messias da Conceição , Ana Beatriz Cardoso Teles Lamego , Marcelly Vitória Cardozo , Wendrik da Silva Ribeiro e Weslley Custódio da Silva , Gabriel Cardoso de Mesquita , Maria Regina A. R. Pimentel
  • Abstract
  • Apresentação:

    Para formação de Enfermeiros, a Subárea Ética Social apresenta como principal estratégia de ensino a realização de Oficinas pedagógicas como espaços de reflexão e aprendizagem acerca de Valores Éticos e Direitos Humanos. Essa estratégia permite a análise da realidade, a realização de dinâmicas interativas e a troca de experiências para construção coletiva de um saber, que não se constitui apenas no resultado do processo de aprendizagem, mas também na construção do conhecimento. Como nos diz Paulo Freire ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção.

    Desenvolvimento do trabalho:

    A experiência se desenvolve com Graduandos de Enfermagem, do primeiro período da Faculdade de Enfermagem da UERJ. A cada semestre, são realizadas 9 oficinas, sendo 02 coletivas com a participação de toda turma e 07 em grupos constituídos de 5 a 6 estudantes. Para construção de cada oficina, a equipe docente disponibiliza um roteiro orientador aos grupos, que a partir da orientação de Monitores planejam e organizam a elaboração de relatório, folder e slides para apresentação, reflexão e debate de um dos temas com a turma: Valores Éticos, Direitos Humanos, Diversificadas Etnias, Gênero e sexualidade, Direitos: à Alimentação, à Moradia, ao Meio Ambiente, à Participação Social, à Educação, ao Trabalho, à Saúde, à Liberdade de Expressão Religiosa. A temática sustentabilidade e os ODS são transversais a todos os temas.

    Resultados:

    Os resultados identificados com a realização das oficinas ao decorrer dos últimos períodos demonstram que o processo de ensino-aprendizado se torna mais eficaz quando estudantes são protagonistas do processo ensino-aprendizagem e produtores de conhecimento. As dinâmicas promovem a autonomia, a criatividade, além de possibilitar a compreensão e respeito aos Valores Éticos e Direitos Humanos relacionados a cada tema. O êxito do método instituído foi percebido durante a avaliação dos trabalhos apresentados, onde noventa por cento dos grupos obtiveram notas compatíveis com resultados de excelência.

    Considerações finais:

     

    A subárea Ética Social tem utilizado diferentes dinâmicas e metodologias para estimular a busca pelo conhecimento e a compreensão de como os temas utilizados afetam diretamente a saúde, a vida, a realidade social e a política em nossa sociedade. O uso dessa estratégia de ensino promove autonomia, criatividade, construção orgânica do conhecimento e aplicação prática do conteúdo. O olhar se volta para formação de pessoas, profissionais críticos e conhecedores da realidade da sociedade, dos direitos fundamentais, dos Direitos Humanos e valores éticos, prontos para utilizar as ferramentas as quais se apropriam durante a universidade para resolução de problemas em toda a sua jornada de vida.

  • Keywords
  • Enfermagem, Capacitação Profissional, Oficinas de Trabalho, Desenvolvimento Sustentável, Ética em Enfermagem
  • Subject Area
  • EIXO 1 – Educação
Back