TELESSAÚDE-BA COMO ESTRATÉGIA PARA ACESSO E RESOLUTIVIDADE ATRAVÉS DE TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO

  • Author
  • Elias Damacena Lima
  • Co-authors
  • Daniela Gomes dos Santos Biscarde
  • Abstract
  • INTRODUÇÃO. O Telessaúde é uma iniciativa do Sistema Único de Saúde (SUS) para ampliar a autonomia e resolutividade da Atenção Primária em Saúde (APS). Uma das modalidades é a teleconsultoria, definida como consultas entre profissionais de saúde via telecomunicação bidirecional para esclarecer dúvidas clínicas, ações de saúde e também questões relacionadas aos processos de trabalho. O Programa Nacional Telessaúde Brasil Redes, promove essas práticas com núcleos estaduais, intermunicipais e regionais, oferecendo serviços como teleconsultoria, tele-educação e telediagnóstico na Bahia desde 2013.  OBJETIVOS: Descrever a evolução do número de teleconsultorias intermediadas pelo Telessaúde - BA no período de janeiro de 2020 à dezembro de 2023. MÉTODOS: Trata-se de um levantamento de dados que ocorreu na plataforma Telessaúde-BA no mês de fevereiro de 2024. A plataforma é de domínio público e hospeda registros de teleconsultorias realizadas na Bahia. A análise dos dados envolveu a sistematização dos registros disponíveis na plataforma nas seguintes categorias: número total de atendimentos, tipos de profissionais solicitantes e as Classificações Internacionais da Atenção Primária (CIAPs) associadas a cada teleconsultoria. A sistematização foi realizada por meio de tabulações disponíveis pelo software da própria plataforma. Posteriormente, no mês de março de 2024 esses dados foram discutidos destacando os desdobramentos para o campo das inovações tecnológicas e suas implicações na saúde pública. RESULTADOS: Telessaúde  é ofertado para os 417 municípios baianos, com uma plataforma que pode ser acessada em qualquer lugar e hora. Dos dados analisados, verificou-se um crescimento expressivo das teleconsultorias respondidas nos anos de 2020, 2021, 2022 e 2023, respectivamente: 2.475, 3.923, 9.031 e 14.905, totalizando 30.334 teleconsultorias. Quanto aos profissionais solicitantes, 29 categorias foram identificadas, o número de chamados por médicos figura na primeira colocação com 54,21%, seguido por enfermeiros com 27,51% e em terceiro lugar, os profissionais da assistência social com 10,26% de solicitações de teleconsultorias. Quanto aos temas da Classificação Internacional da Atenção Primária das Teleconsultorias (CIAPs) foram identificadas 467 temáticas que variam desde patologias com maiores repercussões epidemiológicas, até demandas raras, com uma menor incidência. Nesse contexto, verifica-se que o maior números de solicitações de teleconsultorias esteve associado ao CIAP problemas de audição (5108), seguido por diabetes insulinodependente (1963) e outras doenças endocrinológicas (1836). Obesidade figura na quarta colocação com 1542 chamados. Juntas essas temáticas representam aproximadamente 34,44% das solicitações no período estudado. CONCLUSÃO: Verifica-se, portanto, que a introdução dos recursos tecnológicos no campo da saúde pode favorecer a democratização no acesso à áreas remotas do estado, culminando com benefícios a pacientes e profissionais da saúde. Além disso, todas as informações disponibilizadas estão fundamentadas em evidências científicas atualizadas, o que é fundamental para garantir a qualidade e confiabilidade dos serviços oferecidos. Não menos importante, há uma pluralidade em relação à Classificação Internacional da Atenção Primária (CIAP) abrangendo especialidades que demandam de serviços de maior ou menor grau de densidade tecnológica. Por fim, o telessaúde contribui para acesso e resolutividade do atendimento, evitando a sobrecarga desnecessária nos demais níveis de atenção por demandas que podem ser manejadas na Atenção Primária em Saúde.

  • Keywords
  • Teleconsultoria, tecnologias de informação, democratização de acesso.
  • Subject Area
  • EIXO 2 – Trabalho
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