INTRODUÇÃO: Causada pelo parasita Pediculus humanus var capitis (piolho), a pediculose é uma infecção parasitária que acomete o couro cabeludo e está relacionada a questões de higiene e ao contato com pessoas acometidas, atingindo principalmente crianças em idade escolar. As características dessa infecção mostram a necessidade de se trabalhar as questões de tratamento e prevenção com as crianças, que são os principais afetados por ela. OBJETIVO: Descrever a vivência dos estudantes de enfermagem na prevenção da pediculose infantil em uma instituição de acolhimento a crianças em vulnerabilidade social. METODOLOGIA: Este é um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, vivenciado por estudantes do quinto período de enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, sobre a realização de dinâmicas com um grupo de crianças na disciplina de Atenção Básica, no município de Santa Cruz/RN. A prática ocorreu em novembro de 2023 em uma organização sem fins lucrativos que acolhe crianças em vulnerabilidade social até que a justiça determine seu retorno para casa ou inicie os encaminhamentos para adoção, e contou com a participação de 4 crianças. Foram realizadas três dinâmicas, sendo elas: peça teatral interativa, quebra-cabeça e pinturas de desenhos que correspondiam a medidas corretas para prevenir a pediculose. Essas atividades foram pensadas com o intuito de promover uma aprendizagem ativa, envolvendo as crianças em cada etapa, como forma de fixar as orientações realizadas e obter um feedback de sua efetividade. RESULTADOS E DISCUSSÃO: A promoção das atividades permitiu aos estudantes explorarem outras formas de educação em saúde, bem como adaptarem seus desfechos de acordo com a adesão das crianças. Para além da temática abordada, foi possível observar que as crianças levavam outras demandas, principalmente no que diz respeito a comunicação e as interações sociais. Apesar do ambiente da ONG ser pensado para promover a qualidade de vida desses indivíduos, eles acabam, pelas próprias questões judiciais envolvidas, limitados ao ambiente escolar e à instituição, tornando-os mais tímidos e retraídos. Apesar disso, a adesão foi bastante proveitosa. Todos participaram da peça, decidindo a próxima cena a ser feita e ajudando os personagens a combaterem os piolhos, assim como montaram as peças do quebra-cabeças e souberam fazer as diferenciações corretas do que ajudava e atrapalhava a prevenir a pediculose nos desenhos. CONCLUSÃO: A realização de ações educativas para a prevenção de pediculose infantil proporcionou uma experiência engrandecedora, indicando a eficiência de métodos lúdicos e interativos na promoção da saúde. Além disso, o momento permitiu às crianças um maior contato com indivíduos fora de seu círculo habitual, contribuindo para o desenvolvimento de habilidades de relacionamento, demonstrado pela diminuição da timidez ao longo da intervenção.