A importância do vínculo no fortalecimento da promoção da saúde do idoso com Hipertensão e Diabetes: experiências do Programa Multicampi Saúde em uma ESF de Belém

  • Author
  • Ananda Vitória Cardoso Rodrigues
  • Co-authors
  • Maria Lúcia Chaves Lima
  • Abstract
  • Introdução: Este trabalho consiste em um relato de experiência da participação de uma estudante de psicologia no Programa Saúde da Criança da Universidade Federal do Pará, que envolve estudantes de 10 cursos de graduação. O programa atua na Atenção Básica (AB) através do estágio em Unidades Básicas de Saúde, com o propósito de capacitar e qualificar os estudantes no gerenciamento do cuidado, integrando ensino, serviço e comunidade de maneira alinhada aos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS). O objetivo principal é promover a Atenção Integral à Saúde da Criança, além de acompanhar diversos outros Programas de Saúde. Este trabalho visa relatar e descrever a experiência no acompanhamento das consultas de idosos registrados no Programa Hiperdia.

     

    Desenvolvimento: Na unidade para a qual a discente foi designada, as consultas com os idosos eram realizadas às quartas-feiras. Muitos desses idosos eram acompanhados pelo Programa Hiperdia, que é caracterizado como uma Estratégia da Saúde da Família para promover o cuidado a pacientes hipertensos e diabéticos, visando o controle das doenças e a melhoria da qualidade de vida do usuário. Doenças crônicas não têm cura e, portanto, exigem tratamento contínuo, que inclui o uso de medicamentos e mudança de hábitos a longo prazo, como a adoção de uma nova rotina, prática de atividades físicas e alimentação saudável, com o objetivo de minimizar os riscos associados às doenças. Por serem doenças que requerem cuidado contínuo e que afetam principalmente os idosos, há muitos desafios no seu controle. Os idosos acompanhados pela unidade enfrentavam muitas dificuldades para manter os hábitos e rotina necessários para o controle da doença, como moderar o consumo de carboidratos e alimentos ricos em sódio, além de aumentar a ingestão de água. Apesar de cada tratamento possuir suas particularidades, um aspecto crucial que promovia o cuidado integral ao paciente era o estabelecimento do vínculo afetivo entre o usuário e o profissional de saúde. Quando esse vínculo era estabelecido, era perceptível uma maior abertura para compreender a rotina do paciente e desenvolver um cuidado personalizado para sua saúde.

     

    Resultado: Durante o acompanhamento das consultas, observou-se que o vínculo estabelecido entre os profissionais do serviço e os usuários participantes do Programa Hiperdia se tornava um elemento facilitador da adesão e continuidade do tratamento. Isso possibilitava o estabelecimento de uma relação de confiança e responsabilidade entre paciente e profissional, delineando o que era viável dentro da rotina do usuário para promover seu bem-estar e controle da doença. Além disso, era respeitada a autonomia do indivíduo, incentivando sua participação ativa e responsável no processo de tratamento.

     

    Considerações finais: A participação da estudante no Programa Saúde da Família proporcionou diversos aprendizados sobre o cuidado em saúde oferecido pelo Sistema Único de Saúde. A experiência com os idosos revelou-se bastante enriquecedora, especialmente quanto à resposta dos usuários ao tratamento quando há uma relação afetiva na promoção do cuidado. O estabelecimento do vínculo demonstrou ser crucial para aumentar a adesão ao tratamento, assegurando a participação ativa do usuário nesse processo.

  • Keywords
  • Atenção básica, idoso, saúde, vínculo
  • Subject Area
  • EIXO 1 – Educação
Back