INTRODUÇÃO: O processo de envelhecimento é acompanhado de diversas mudanças na vida do indivíduo, que vão desde o comprometimento físico até as alterações cognitivas no estilo de vida. O envelhecimento populacional nos leva a debater como as perdas das funções cognitivas afetam substancialmente a pessoa idosa, ou seja, como as alterações cognitivas no processo natural de envelhecimento impactam sua autonomia e o seu viver socialmente. Assim, é fato a importância da adoção de estratégias que solidifiquem a preservação do cognitivo, bem como promovam a autonomia a esse idoso, assegurando-lhe um envelhecimento mais ativo e, portanto, melhorando a qualidade de vida à medida que se envelhece. OBJETIVO: Descrever a vivência de estudantes de enfermagem na promoção do envelhecimento ativo e saudável. METODOLOGIA: Este é um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, vivenciado por estudantes do quinto período de enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, sobre a promoção de dinâmicas com um grupo de idoso na disciplina de Atenção Básica, no município de Santa Cruz/RN. A prática ocorreu em novembro de 2023 na própria universidade e contou com a participação de sete idosos. As dinâmicas com os idosos foram desenvolvidas em três etapas: apresentação, aplicação de três dinâmicas e o encerramento. As atividades foram pensadas com intuito de trabalhar o cognitivo e como consequência a memória, a coordenação motora, o trabalho em equipe e a percepção visual ao se utilizar de materiais simples e de fácil acesso. RESULTADOS E DISCUSSÃO: A promoção das atividades oportunizou aos alunos novas perspectivas do trabalho em educação à saúde com a pessoa idosa, bem como entender as suas necessidades dos indivíduos durante o envelhecimento e aperfeiçoar o processo de comunicação do aluno. Outra questão observada, foi como cada participante, mediante suas especificidades, conseguia realizar as dinâmicas propostas com maior ou menor grau de dificuldade, mostrando como apenas a idade não é determinante para a execução dessas, ou seja, o envelhecimento possui multifacetas e essas precisam ser trabalhada conforme as peculiaridades de cada idoso. Ademais, a dinâmica com os idosos possibilitou a esses a socialização e a expressam de suas questões de saúde. Assim, foi visível a criação de vínculo entre o aluno e participante, a troca de conhecimento durante as dinâmicas e a promoção de saúde em grupo. CONCLUSÃO: Este momento com os idosos evidenciou como a prática de atividades física, lúdicas, de socialização e que exploram os aspectos cognitivos são de extrema importância, pois com esse único momento se percebeu a necessidade que esses idosos tem por encontros como esses, bem como a aquisição de experiências saudáveis para o fortalecimento das suas condições de saúde. Conclui-se que o trabalho voltado ao estímulo da cognição no envelhecimento é possível nos serviços de saúde e equipamentos sociais e necessita de mais atenção, principalmente quando pensamos em um envelhecimento ativo e saudável.