ESCOLA DE GOVERNO EM SAÚDE PÚBLICA DE PERNAMBUCO: GESTÃO E ATUAÇÃO PARA O FORTALECIMENTO DA EDUCAÇÃO NA SAÚDE EM PERNAMBUCO

  • Author
  • CÉLIA MARIA BORGES DA SILVA SANTANA
  • Abstract
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    As Escolas de Saúde Pública surgem antes do SUS, inicialmente com o foco para a formação dos trabalhadores de nível elementar e médio da saúde. A partir do SUS, as ESP ganham centralidade/legitimidade para concretização do preceito constitucional de “Ordenação da Formação de Recursos Humanos para o SUS”. A Escola de Governo em Saúde Pública de Pernambuco (ESPPE) além da missão da qualificação e formação dos trabalhadores do SUS em PE assume protagonismo na Política Estadual Educação Permanente em Saúde (EPS) em articulação com políticas de fortalecimento das redes de atenção à saúde (RAS) de Pernambuco com foco na regionalização. Este relato objetiva descrever a gestão e atuação da ESPPE na contribuição da educação na saúde em Pernambuco. A ESPPE é a instituição de ensino do SUS com a missão de promover e executar ações de ensino e pesquisa para os trabalhadores do Sistema Único de Saúde em Pernambuco, alinhadas com as necessidades e as especificidades locorregionais de saúde, visando uma formação ética, política e técnica. Dentre suas diretrizes para atuação, destaca-se a interiorização do ensino articulada com a regionalização em saúde e os campos de formação em rede. A gestão da ESPPE articula e planeja suas ações vinculadas às dimensões político-institucional e pedagógica, essenciais para sustentar uma agenda política e organizacional no desenvolvimento de todas as agendas formativas e suas interfaces ligadas à Saúde. A gestão da ESPPE, atualmente, ocupa e compõe as seguintes instâncias de âmbito local e nacional: Coordenação da Comissão de Residência Multiprofissional em Saúde da ESPPE (COREMU ESPPE); Presidência da Comissão Descentralizada de Residências Multiprofissionais em Saúde de PE (CODEMU PE); Fórum Estadual das COREMU de PE; Representação na CT e CIB de PE; Representação na CIES Estadual de PE; Membro do Comitê Técnico Estadual do Planejamento Regional Integrado de PE; Membro do Colegiado da Educação Corporativa da Rede de Escolas de PE; membro do Grupo de Condução da Rede Brasileira de Escolas de Saúde Pública (RedEscola); Representação pela região NE na Rede de Ensino Técnico do SUS (RET-SUS); membro da Rede Colaborativa das Escolas Estaduais de Saúde Pública do CONASS; Representação pela Regional  NE 2 na Coordenação de Educação na Saúde da Rede Unida; Representação pela SES PE na CT de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde do CONASS; Membro da Comissão Intersetorial de Recursos Humanos e Relações de Trabalho do Conselho Nacional de Saúde (CNS). Ainda, na agenda semanal, sistematicamente, é inserida pautas com a gestão/equipes técnicas das Gerências Regionais de Saúde e das áreas técnicas da Secretaria Estadual de Saúde planejamento, elaboração e execução conjunta dos processos de formação. A participação da ESPPE em espaços de gestão e formulação de políticas para o SUS – nacional e local- espaços potentes de diálogo e troca de experiências, além de potencializar a capilaridade da instituição como articuladora em Rede (Educação-Trabalho) e das relações interinstitucionais, garante a inserção da pauta da Educação na Saúde nas instâncias e colegiados do SUS, fortalecendo a política de formação dos trabalhadores do SUS em PE.

     

  • Keywords
  • Escolas de Saúde Pública, Educação na Saúde, Educação Permanente Em Saúde
  • Subject Area
  • EIXO 1 – Educação
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